domingo, 3 de fevereiro de 2013
Resumos Filosofia 1º médio ETIP (1ºtrim 2013)
Aula 1. O que é Filosofia?
1. As evidências do cotidiano:
• Em nosso cotidiano fazemos muitas ações, estamos sempre agindo, nos comunicando, afirmando, negando, perguntando, avaliando,…
• Uma simples pergunta ou afirmação contém silenciosamente várias crenças não questionadas por nós, por exemplo:
• Que horas são? Que dia é hoje?
( acredito que o tempo existe e que pode ser medido).
• Vejo que o fogo sempre queima o papel.
( acredito em relações de causa e efeito, numa realidade causal).
• Chamo alguém de mentiroso.
( acredito que verdade é diferente de mentira e que a mentira é uma coisa ruim).
• Nossa vida cotidiana é toda feita de crenças silenciosas, da aceitação de evidências que nunca questionamos por que nos parecem naturais, óbvias.
2. A atitude filosófica: crítica e reflexão:
• Podemos substituir as questões anteriores por outras:
o O que é o tempo? Existe a eternidade?
o O que é causa? O que é efeito? Qual a relação entre causae efeito?
o O que é a verdade? O que é a mentira?
o Quais critérios usamos para decidirmos sobre a verdade?
• Alguém que tomasse essa decisão estaria tomando distância da vida cotidiana e de si mesmo, teria passado a investigar o que são as crenças e os sentimentos que alimentam silenciosamente, nossa existência, estaria começando a adotar uma atitude filosófica.
• Assim, uma primeira resposta à pergunta “O que é filosofia?” Poderia ser: A decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores e os comportamentos, jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido de modo sistemático, com rigor, coerência e lógica.
• Concluindo, ter uma atitude filosófica ou crítica é dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, é uma interrogação sobre o que são as coisas e o porquê de tudo.
Extraído de: Chauí, Marilena. Convite à filosofia, Ed. Ática, São Paulo, 1995.
Aula 2. Definições gerais de filosofia.
1. Visão de mundo = O conjunto de valores, ideias e práticas de uma sociedade ou de um grupo social.
• Problema: É uma definição genérica e ampla demais, confunde filosofia e cultura.
2. Sabedoria de vida = É o que algumas pessoas pensam sobre a vida moral, buscando uma vida justa e feliz.
• Problema: Esta definição diz vagamente o que se espera da filosofia, ou seja, o que entendemos como utilidade deste conhecimento para a vida.
3. Esforço racional para conceber o universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido = A Filosofia tem por objeto a “compreensão total do universo” através da razão, que é o nosso maior e mais poderoso dom, em oposição aos mitos e as religiões
• Problema: A própria filosofia já não admite ser possível um sistema único de explicação do mundo, uma única verdade.
4. Fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas = A partir desta definição podemos entender que a filosofia estuda: o conhecimento, os valores éticos, as causas e os erros das ideias, os conceitos, a consciência humana, a política, a ciência, a religião e a arte.
Entende-se a filosofia como análise, reflexão e crítica; ela é a busca do fundamento e do sentido da realidade em suas múltiplas formas. A filosofia não é ciência, não é religião e enm arte, mas é uma reflexão crítica sobre todas as coisas.
Aulas 3. Os mitos e o senso comum.
• A Filosofia nasceu de uma reformulação e de uma racionalização das antigas narrativas míticas, transformando-a numa nova explicação. A filosofia rompeu com a atitude de crença nos mitos, porém manteve a ideia de busca da verdade, de explicações sobre o mundo e os homens.
• Todos os povos possuem mitos: gregos, nórdicos, egípcios, árabes, chineses, indigenas brasileiros; os mitos podem ser entendidos como uma forma de compreensão do mundo pelo imaginário popular.
• Mito = É uma forma e buscar explicações, geralmente sobrenaturais, de diversos aspectos da realidade, como por exemplo: a origem do mundo e dos povos, as causas dos fenômenos naturais, as soluções de problemas pessoais,…
• Lenda = É uma narrativa fantasiosa na qual os fatos históricos são distorcidos, transformados pelo tempo e pela imaginação popular.
• Os mitos e a crença nos deuses e heróis ainda se fazem presentes atualmente, sob novos nomes e formas, mudando de função. Não são mais fonte de explicação da realidade e sim um aspecto específico da tradição cultural.
Obs: Ler textos da apostila 1, páginas 8 e 9.
• O Senso comum é a forma mais imediata de conhecermos a realidade que nos cerca. Fazem parte do senso comum as nossas certezas cotidianas, transmitidas de geração em geração e com a possibilidade de se tornarem uma crença religiosa, uma doutrina inquestionável.
• Como duvidar de coisas óbvias que vemos, ouvimos e percebemos todos os dias? Como duvidar da existência das cores, da família como uma organização natural ou da veracidade de frases como: “menino de rua é delinquente, onde há fumaça, há fogo, quem tudo quer, tudo perde.”?
• As principais características o senso comum são:
o É um saber imediato, baseado em observações ingênuas do real.
o É um saber subjetivo, carregado de valores e pontos e vista.
o É um saber heterogêneo, acumulando informações sem ordem.
o É um saber não-crítico, superficial e preconceituoso.
• Porém, apesar de características que inviabilizem o senso comum como verdade absoluta, deve-se notar sua importância para o processo de socialização, é através das ideias do senso comum que apreendemos o mundo à nossa volta, é ele que determina nossos hábitos culturais, nossos valores morais, religiosos e artísticos..
Obs: Ler textos da apostila 1, páginas 12 e 13.
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Professor e o resumo do dia 25?
ResponderExcluirOlá, Gabi.
ExcluirNo dia 25 teremos a dinâmica, lembra-se?
Não tem resumo.
Procure não faltar, vai ser muito legal!
Prof. Élio Augusto