Aula 4. A Escola de Frankfurt
• Um grupo de pensadores fundou em 1923 o “Instituto de pesquisa social” na Alemanha, com o objetivo de buscar explicações para as profundas transformações sociais ocorridas à época, dando ênfase aos aspectos culturais.
• Panorama histórico: Período de expansão do capitalismo monopolista e das idéias socialistas e totalitaristas, logo após a 1ª guerra mundial (1914-1918) e a revolução russa (1917-1922).
• Principais influências:
o marxismo em suas várias formas (análise das formas de domínio).
A psicanálise de Freud, (análise dos comportamentos).
• Nomes:
* Max Horkheimer (1895-1973).
* Theodor Adorno (1903-1969).
* Walter Benjamim (1892-1940).
* Herbert Marcuse (1898-1979).
* Jurgen Habermas (1929- )
* Erich Fromm (1900-1980).
• Questões
* Entender as relações que movimentavam as massas.
* Análise crítica dos meios de comunicação.
* Aperfeiçoar o movimento revolucionário marxista.
* Crítica à ideologia capitalista.
• Conceitos:
1. Cultura de massa – Conjunto de manifestações culturais que não está ligado a nenhum grupo social específico, pois é transmitido de maneira industrializada para o público em geral por intermédio dos meios de comunicação de massa.
2. Indústria cultural – Produção industrializada de bens culturais em larga escala para atender o grande público.
A indústria cultural vende cultura; para vendê-la, deve seduzir e agradar o consumidor; para isso não pode chocá-lo, provocá-lo, fazê-lo pensar, mas deve devolver-lhe com nova aparência, o que ele já sabe, já viu, já fez. O expectador “médio” é o senso comum cristalizado.
No capitalismo tudo é mercadoria, inclusive as obras de arte. Segundo Adorno, massificar a arte é banalizar a expressão artística e intelectual, ou seja, vulgarizar.
• A indústria cultural inverte/subverte o sentido da arte:
1. Expressão do talento do autor ----- reprodução repetitiva.
2. Momento de criação ----- produtos para o consumo rápido.
3. Experimentar o novo ----- consagrar o padrão.
4. Provocar, chocar, incomodar ----- lazer e diversão, satisfazer os sentidos
• A análise dos meios de comunicação:
• Os programas de rádio/TV são feitos introduzindo uma divisão do público e dos horários, isto é feito para atender as exigências dos patrocinadores.
• A desinformação é o principal resultado da maioria dos noticiários, assistir regularmente estes noticiários pode provocar na maioria das pessoas:
o Falta de localização espacial – Perda das referências , China = Paraíba.
o Falta de localização temporal – Perda da relação causa/conseqüência. Só existe o “Agora”.
A TV/rádio ( e a internet) podem oferecer-nos o mundo inteiro num instante, mas o fazem de tal maneira que o mundo real desaparece, restando apenas retalhos fragmentados de uma realidade desprovida de raiz no espaço e no tempo.
• Efeitos da mídia:
* Inversão entre a realidade e a ficção.
* Dispersão da atenção, criando o hábito de pensar fragmentado.
* Infantilização do público, que não suporta a distância temporal entre o
desejo de consumir e a satisfação dele.
* Autoritarismo – Intimidação social, com os especialistas que nos ensinam a viver.
• Com isso, a mídia transforma o público em uma massa inculta, infantil, desinformada e passiva.
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