Aula 1. Ideologia
e alienação: introdução.
- O que é ideologia?
- Sentido geral – Conjunto organizado e
coerente de ideias que servem de referência para a conduta individual ou
coletiva, motiva as pessoas a agirem.
- Exemplos: ideologias políticas (fascismo, socialismo, social-democracia,...), religiosas (catolicismo, protestantismo, carismáticos, ...), raciais (apartheid,..), econômicas (neoliberalismo, economia planificada,...), sociais (consumismo, individualismo,...).
- Sentido marxista – Consciência social de uma classe dominante, ou conjunto de ideias falsas e enganadoras destinadas a mascarar a realidade social aos olhos das classes dominadas, encobrindo as relações de dominação e de exploração . A ideologia torna o domínio das classes superiores natural à população.
- As pessoas em geral acreditam que suas ideologias são as melhores soluções para os problemas sociais, defendendo-as ferozmente. Uma ideologia torna-se parte da identidade do indivíduo, definindo o modo como ele se mostra à sociedade.
- O que é alienação?
- Origem – Palavra latina, vem do verbo “in alio”, que significa: separar-se de...
- Sentido atual – Ser alienado hoje se refere à postura de indiferença do indivíduo diante das problemáticas sociais, tais como: corrupção, violência, desrespeito, imoralidade.
- Sentido marxista – O trabalhador não se reconhece no produto que ajudou a criar, ele não vê no trabalho qualquer finalidade que não seja a de garantir a sobrevivência. Segundo Marx, a alienação faz os indivíduos perderem a consciência da vida e serem engolidos pelas diretrizes do sistema capitalista.
- Exemplos de raciocínio alienante do senso comum:
- Os pobres são pobres por
sua própria culpa. (preguiça, ignorância).
- Os pobres são pobres pela
vontade divina. (destino pelo nascimento).
- Os pobres são pobres por sua inferioridade natural. (justificativa natural para algo cultural).
- Ao ocultar as divisões sociais e políticas, a ideologia produz a ilusão social de que cada classe social tem um lugar natural determinado, fazendo com que as pessoas aceitem como naturais, corretas e normais as condições em que vivem, tornando-se alienadas.
- Um dos mais graves resultados sociais desta alienação é a Anomia, que é o desrespeito generalizado pelas normas sociais e morais.
Aula 2. Ideologia
e alienação.
- Ver texto 1 – Conceito de
ideologia e de alienação. (páginas 11 e 12).
- Ver texto 2 – Ideologia e
alienação. (páginas 12 e 13).
- Ver exercícios 4 e 7 (pág.
13) e 9 e 10 (pág. 14).
- Grupos sociais criam
ideologias para motivar seus integrantes e para expor/impor suas ideias a
outros grupos.
AMBIENTE ----- IDEIAS ----- AÇÃO
- Segundo Marx, as classes
dominantes:
- Criam ideologias.
- Manipulam a opinião
pública.
- Naturalizam as diferenças sociais.
- Dominam as consciências.
- Constroem uma ilusão social.
Aula 3.
Alienação e Anomia.
·
Ver texto 3 – Alienação, anomia, ausência de
sentido. (páginas 14, 15 e 16).
·
Ver exercício 16 da página 18 e exercício 24 da
página 19.
·
Anomia – Estado social de ausência de normas, este
conceito se refere sempre a relação entre os indivíduos e as forças de controle
social.
Aula 4.
Estrutura e superestrutura.
·
Ver texto 4 – Estrutura e superestrutura da
sociedade. (página 17).
- O processo de produção e reprodução da vida através do trabalho é para Marx, a principal atividade humana, é sua história social, é o fundamento do materialismo histórico.
- Forças produtivas + Relações sociais de produção = INFRAESTRUTURA ou Estrutura econômica.
- A Infraestrutura determina a Superestrutura.
- SUPERESTRUTURA : Ideologias políticas, doutrinas religiosas, códigos morais e estéticos, sistemas legais de ensino e de comunicação, conhecimento científico e filosófico.
- O grande problema do capitalismo é a posse dos meios de produção, monopolizada pelos burgueses, só restando aos proletários vender sua força de trabalho aos burgueses para sobreviver.
Aula 5.
Propaganda e sociedade de consumo.
·
A Escola de Frankfurt
- Um grupo de pensadores fundou em 1923 o “Instituto de pesquisa social” na Alemanha, com o objetivo de buscar explicações para as profundas transformações sociais ocorridas à época, dando ênfase aos aspectos culturais.
- Panorama histórico: Período de expansão do capitalismo monopolista e das ideias socialistas e totalitaristas, logo após a 1ª guerra mundial (1914-1918) e a revolução russa (1917-1922).
·
Principais
influências:
- O marxismo em suas várias
formas (análise das formas de domínio).
- A psicanálise de Freud, (análise dos comportamentos).
- Nomes:
* Max Horkheimer
(1895-1973).
* Theodor Adorno (1903-1969).
* Walter Benjamim (1892-1940)
* Herbert Marcuse (1898-1979)
* Jurgen Habermas (1929- )
* Erich Fromm (1900-1980).
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* Entender as relações que
movimentavam as massas.
* Análise crítica dos meios de
comunicação.
* Aperfeiçoar o movimento
revolucionário marxista.
* Crítica à ideologia
capitalista.
- Conceitos:
- Cultura de massa – Conjunto de manifestações
culturais que não está ligado a nenhum grupo social específico, pois é
transmitido de maneira industrializada para o público em geral por
intermédio dos meios de comunicação de massa.
- Indústria cultural – Produção industrializada de
bens culturais em larga escala para atender o grande público.
A indústria cultural vende
cultura; para vendê-la, deve seduzir e agradar o consumidor; para isso não pode
chocá-lo, provocá-lo, fazê-lo pensar, mas deve devolver-lhe com nova aparência,
o que ele já sabe, já viu, já fez. O expectador “médio” é o senso comum
cristalizado.
·
A
indústria cultural inverte/subverte o sentido da arte:
1.
Expressão do talento
do autor ------- reprodução
repetitiva.
2.
Momento de
criação -------------------- produtos para o consumo rápido.
3.
Experimentar o
novo -------------------- consagrar o padrão.
4.
Provocar,
chocar, incomodar ----------lazer e diversão, satisfazer os sentidos.
Aula 6.
Propaganda e sociedade de consumo.
·
Ver
texto1 – O papel da propaganda na sociedade de consumo. (pág. 26).
·
Ver texto
2 – Sociedades de consumo – Criando necessidades, (pág. 27, 28 e 29).
·
Ver
exercícios 3 e 6 da pág. 29;
7,9,10,12,14 e 15 da página 30 e 17 e 20 da pág. 31.
Aula 7.
Análise dos meios de comunicação de massa.
·
Os
programas de rádio/TV são feitos introduzindo uma divisão do público e dos
horários, isto é feito para atender as exigências dos patrocinadores.
·
A desinformação
é o principal resultado da maioria dos noticiários, assistir regularmente estes
noticiários pode provocar na maioria das pessoas:
o Falta de localização espacial –
Perda das referências , China = Paraíba.
o Falta de localização temporal –
Perda da relação causa/conseqüência. Só existe o “Agora”.
A TV/rádio ( e a internet) podem
oferecer-nos o mundo inteiro num instante, mas o fazem de tal maneira que o
mundo real desaparece, restando apenas retalhos fragmentados de uma realidade
desprovida de raiz no espaço e no tempo.
- Efeitos da mídia:
* Inversão entre a
realidade e a ficção.
* Dispersão da
atenção, criando o hábito de pensar fragmentado.
* Infantilização do
público, que não suporta a distância temporal entre o
Desejo de consumir e a
satisfação dele.
* Autoritarismo – Intimidação social, com os
especialistas que nos ensinam a viver.
- Com
isso, a mídia transforma o público em uma massa inculta, infantil, desinformada
e passiva.
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