Aula 1. Sociologia: conceitos e panorama histórico.
- A Sociologia
estuda os fenômenos sociais em geral, quer sejam ou não percebidos
como problemas.
- A expressão Fenómenos Sociais
designa os fenómenos que decorrem da vida social e do comportamento
humano, tais como os fenómenos económicos (desemprego, crescimento
económico, inflação, riqueza e sua distribuição,...), demográficos (crescimento
populacional, emigração e imigração, distribuição por faixas etárias), sociológicos,
políticos, históricos, etc.
- Uma sociedade
não é apenas a soma dos indivíduos que a compõem, mas o conjunto de
relações que ligam as pessoas.
- A Sociologia não pretende explicar tudo o que acontece na sociedade, parte de uma seleção intencional de fatos relativos ao conjunto das relações sociais possíveis de serem transformadas em uma representação da realidade.
- Problemas:
- O objeto de estudo é dinâmico, transitório.
- O pesquisador é parte do objeto que estuda, ou seja, não é neutro.
- Dificuldade de submeter as teses à experimentação.
- Influências políticas e econômicas no processo de pesquisa.
- O primeiro marco histórico do surgimento da Sociologia foi sem dúvidas a instalação definitiva da sociedade capitalista a partir do século XVIII, com as revoluções científica, industrial e francesa.
- Essas três revoluções modificaram o mundo e foram objeto de estudo de grandes pensadores, que criaram a sociologia como uma forma de entender e talvez resolver os novos problemas políticos e sociais criados por esses movimentos.
Aula 2. As grandes correntes de estudo da sociologia.
- A realidade
social é dinâmica e transitória, envolvendo múltiplos aspectos,
logo, a Sociologia enquianto ciência humana deve buscar várias formas
de abordagem, formas que consigam abranger os diferentes aspectos de
seu objeto de estudo.
- Podemos destacar três grandes linhas clássicas de abordagem dos problemas sociais:
- A
positivista – funcionalista =
Fundada por Auguste Comte (1798/1857) e desenvolvida por Émile
Durkheim (1858/1917), entende que a consciência coletiva se
sobrepõe ao indivíduo, ou seja, a vida coletiva existe acima das
pessoas, condicionando os comportamentos. A sociedade classifica e
determina as ações individuais.
- A
materialista histórica =
Elaborada por Karl Marx (1818/1883), afirma que a coerção
do coletivo só se impõe quando uma classe social se sobrepõe a outra,
ou seja, são os fatores econômicos que determinam, principalmente,
as ações individuais.
- A
Sociologia compreensiva =
Proposta pelo alemão Max Weber (1864/1920), defende a ideia
de que a ação individual é o ponto de partida para a compreensão da
realidade social, o indivíduo é um agente criador e transformador da
vida coletiva.
Nestes autores se encontram os elementos
básicos para a explicação científica dos fenômenos sociais, é a partir da
obra destes pensadores que a sociologia se constitui como ciência.
Aula 3. A sociologia de Émile Durkheim (França, 1858 –
1917).
- De família
judaica, Durkheim foi professor de sociologia na França, foi o principal
responsável pela transformação da sociologia em ciência reconhecida como
tal.
- Obras:
- Da divisão do
trabalho social.
- As regras do
método sociológico.
- O suicídio.
- Educação e
sociologia.
- Durkheim
desenvolveu o método científico da sociologia, sistematizando a
ação do pesquisador e o objeto de estudo. O centro desse método é a ideia
de que o sociólogo deve ser imparcial, tratando os fatos sociais como “coisas”.
- A sociedade não
é a simples soma dos indivíduos que a compõem, é um sistema que
representa determinada realidade com características próprias.
- Os “Fatos
sociais” consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir
exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual
se lhe impõem.
- O caminho mais
adequado para os estudos sociológicos é buscar identificar as causas de um
fato social em outro fato social, ou seja, a resposta para os problemas
sociais se encontram na própria estrutura social.
- Características
dos fatos sociais:
- Exterioridade – As regras
sociais, os costumes e as leis já existem antes das pessoas e agem sobre
elas.
- Generalidade – É social
todo fato que é geral, que se aplica à todas ou a maioria das pessoas,
é de natureza coletiva.
- Coerção social – A força (pressão) que os fatos sociais exercem sobre os indivíduos.
Aula 4. As ideias sociológicas de Émile Durkheim
(França, 1858 – 1917).
- O principal
mecanismo de coerção social é a educação, que impõe maneiras de ver, de
sentir e de agir, tentando moldar as pessoas à imagem do meio social.
- A educação
teria com objetivo central a socialização das novas gerações. Estes
jovens aprenderiam não apenas conteúdos escolares, mas a disciplina
moral e a autoridade política (respeito e submissão), sendo assim um
poderoso fator de manutenção da sociedade (coesão social).
- UNIDADE garantida
pelas SEMELHANÇAS de VALORES e IDEIAS, quando internalizados
se tornam NATURAIS, perpetuando a UNIDADE.
- Solidariedade:
- Mecânica – Crenças e
valores comuns, sociedades antigas/rurais, manter as tradições.
- Orgânica – Divisão do
trabalho, sociedades modernas/urbanas, coesão social complexa.
- O mundo moderno
caracteriza-se por uma redução na eficácia de determinadas instituições
integradoras como a religião e a família, já que os indivíduos passam
a se agrupar segundo suas atividades profissionais.
- A multiplicidade
de correntes de pensamento diluiu a coerção social, com isso há um senso
de que a moral perdeu sua eficiência no controle da sociedade.
Aula 5. As ideias sociológicas de Karl Marx (Alemanha,
1818 – 1883).
- Marx faz uma
análise crítica radical da sociedade capitalista.
- Foco
sociológico:
- As contradições
básicas da sociedade capitalista.
- As
possibilidades de superação.
- Conceitos:
- Relações sociais
de produção:
São a base de toda estrutura social. Expressam as formas de organização
dos meios de produção.
- Materialismo
histórico:
Evolução das relações materiais de subsistência.
- Matéria-prima +
Instrumentos de produção = Meios de produção.
- Meios de
produção + Trabalho humano = Forças produtivas.
- Forças
produtivas + Relações de produção = Estrutura econômica.
- O processo de
produção e reprodução da vida através do trabalho é para Marx, a principal
atividade humana, é sua história social, é o fundamento do materialismo
histórico.
- Forças produtivas + Relações sociais de produção = INFRAESTRUTURA
- A Infraestrutura
determina a Superestrutura.
- SUPERESTRUTURA : Ideologias
políticas, doutrinas religiosas, códigos morais e estéticos, sistemas
legais de ensino e de comunicação, conhecimento científico e filosófico.
- O grande
problema do capitalismo é a posse dos meios de produção,
monopolizada pelos burgueses, só restando aos proletários vender sua
força de trabalho aos burgueses para sobreviver.
Aula 6. Conceitos marxistas.
- Mercadoria: É um objeto,
uma coisa que, por suas propriedades satisfaz as necessidades humanas,
seja qual for a natureza ou a origem delas. Possui dois tipos de valores:
- Valor de uso: A utilidade da
coisa.
- Valor de troca: O valor dado
para comercialização.
- O valor de troca
deve ser calculado a partir da quantidade de trabalho socialmente
necessário para a produção da mercadoria.
- No capitalismo,
a força de trabalho foi transformada em mercadoria.
- Fetiche da Mercadoria: Segundo Marx,
a mercadoria tem um dom especial, ela oculta, como por encanto, a sua
natureza de produto do trabalho humano e das relações sociais do processo
de produção. O valor do produto perde a relação com o trabalho e ganha
vida própria.
- Alienação: O trabalhador
não se reconhece no produto que criou ou ajudou a criar, ele não vê no
trabalho qualquer finalidade que não seja a de garantir a sobrevivência.
A alienação faz os indivíduos perderem a consciência da vida e serem
engolidos pelas diretrizes do sistema capitalista.
- Mais-valia: Tempo de
trabalho excedente em que o trabalhador produz mais do que o necessário
para sua manutenção, propiciando a acumulação de capital nas mãos dos
burgueses. A taxa de mais-valia é a expressão do grau de exploração
da força de trabalho pelo capital.
- Obs: Ver
apostila Pitágoras, páginas 11, 12, 13 e 14.
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