Tema: Sócrates,
Platão, a Lógica clássica, a Lógica
simbólica e o cálculo proposicional.
Objetivos: Verificação da assimilação dos conteúdos e da
capacidade de relacionar e interpretar conceitos filosóficos trabalhados em
sala.
Orientações: Texto à caneta, COM consulta, evitar rasuras.
- (0,4) Quais dos silogismos abaixo são raciocínios válidos?
a)Todo
jogador juvenil é uma promessa de craque.
Todo
craque joga na seleção brasileira.
Logo, alguns jogadores juvenis
jogam na seleção.
VÁLIDO?
SIM ( ) NÃO ( )
b) Se o conhecimento não for possível, a filosofia é inútil.
Mas, a filosofia não é inútil.
Logo, o conhecimento é possível.
VÁLIDO? SIM (
) NÃO ( )
c) Não é
verdade que a vida só faz sentido se Deus existir.
Mas
, a vida faz sentido.
Logo, Deus não
existe.
VÁLIDO?
SIM ( ) NÃO ( )
d) Todo xiplytz tem gosto de menta.
Kabong tem gosto de menta.
Logo, todo Kabong é um Xiplytz.
VÁLIDO?
SIM ( ) NÃO ( )
- (0,4)
Assinale se a conclusão dos silogismos for Verdade (V) ou Falsidade
(F).
a)Todos
os assassinos merecem punição. (
V )
Alguns maníacos são assassinos. (
V )
Logo, todos os maníacos merecem punição. (
)
b) Todo lagarto é um réptil. ( V )
O dragão de Komodo é um lagarto. ( V )
Logo, o dragão de Komodo é um réptil. ( )
c)
Todo gato é um felino.
( V )
Júlia acha Tom Cruise um gato. (
V )
Logo, Tom Cruise é um felino.
( )
d) Nenhum tirano é amado. ( V )
Logo, Dionísio não é amado. ( )
3.
(0,4)
Sócrates acreditava que a filosofia se faz através do diálogo, ele utilizava um
método bem original para isso. Como era esse método? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- (0,4)
Segundo a alegoria platônica da linha dividida, qual o caminho para se
passar do mundo sensível para o mundo das ideias?
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- (0,4)
Relate o Mito da caverna, ou seja, conte resumidamente sua estória.
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_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. (0,3) Tenho doze bolinhas esféricas aparentemente iguais, mas sei que uma delas
tem peso diferente das outras. Utilizando uma balança comum de dois pratos
(aquela que apenas compara dois pesos diferentes), como posso descobrir qual é a
bolinha diferente, com no máximo três pesagens?
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7.
(0,4) Segundo Leibniz, filósofo e matemático alemão, o raciocínio nada mais é
do que um cálculo, e como tal precisa do suporte de uma linguagem simbólica
artificial, totalmente purificada das ambigüidades da linguagem cotidiana.
Dadas as proposições abaixo,
represente-as de acordo com esta linguagem:
a) A astronomia é uma ciência,
mas a astrologia não. ( _______________________).
b) Se 8 é o dobro de 4, então 4 é
a metade de 8. ( _________________________).
c) Nestas férias vou viajar ou
ficar em casa. ( _________________________).
d) Se Bruno estudar bastante, vai
tirar boas notas. ( _____________________).
8. (0,3) Dadas as proposições
abaixo, construa as respectivas tabelas-verdade:
a) Alexandre é um sucesso;
Alexandre é um fracasso.
b) Se Rigoleta for cearense,
então ela é brasileira.
c) A inflação vai aumentar se os
preços subirem.
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