Aula 1. O que é Sociologia?
- Duas meninas, Amala e Kamala,
foram descobertas em 1921, numa caverna da Índia, vivendo com lobos. Essas
crianças, que na época tinham dois e oito anos de idade, foram confiadas a
um asilo e passaram a ser observadas por estudiosos. Amala, a mais jovem,
não resistiu à nova vida e morreu um ano mais tarde. A outra, porém, viveu
cerca de oito anos. Ambas apresentavam hábitos alimentares bem diferentes
dos nossos. Como fazem normalmente os animais, elas cheiravam a comida
antes de tocá-la, dilaceravam alimentos com os dentes e faziam pouco uso
das mãos para beber e comer. Possuíam aguda sensibilidade auditiva e o
olfato desenvolvido. Locomoviam-se de forma curvada, com as mãos apoiadas
no chão. Kamala levou seis anos para andar de forma ereta e pouco antes de
morrer tinha um vocabulário de cerca de 50 palavras.
- “O
relato acima descreve um fato verídico e permite entender em que medida
as características humanas dependem do convívio social. Amala e Kamala, as
meninas-lobo da Índia, por terem sido privadas do contato com outras
pessoas, não conseguiram se humanizar: não aprenderam a se comunicar
através da fala, não foram ensinadas a usar determinados utensílios, não
desenvolveram processos de pensamento lógico...”
(Extraído
de: DAVIS, Cláudia; OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na educação. São
Paulo: Cortez: 1990. p 16-17)
- Os indivíduos só
adquirem características realmente humanas quando convivem em sociedade
com outros seres humanos, estabelecendo com eles relações sociais.
- Uma sociedade
não é apenas a soma dos indivíduos que a compõem, mas o conjunto de
relações que ligam as pessoas.
- Sociologia = Ciência que estuda sistematicamente as relações sociais e as formas de associação, ou seja, estuda os grupos e os fatos sociais.
- Utilidades da Sociologia:
( Como nasce a sociedade? Como mantê-la? Como resolver conflitos?)
* Elaboração de políticas públicas.
( Planejamento das ações de governo)
* Análise de comportamentos sociais.
( Análise de ambientes por empresas, partidos políticos, igrejas)
* Incentivo à cidadania.
( Análise crítica, compreensão de problemas).
Aula 2. O eu na Revolução industrial.
·
Revolução industrial: Conjunto de transformações
econômicas e sociais ocorridas inicialmente na Inglaterra a partir de 1760
(século XVIII) com a invenção das máquinas de fiar e de tear.
·
Principais características:
ü
Grande
desenvolvimento tecnológico.
ü
Aceleração
do processo produtivo.
ü
Substituição
da produção agrária manual pela produção urbana mecanizada.
ü
Fortalecimento
do sistema capitalista.
ü
Separação
entre Capital e Trabalho
ü
Surgimento
de uma classe operária.
ü
As
oficinas artesanais dão espaço aos galpões do sistema fabril.
·
Principais invenções: Máquina de fiar (1764), máquina a
vapor (1765), tear hidráulico (1769), tear a vapor (1780), barco a vapor
(1803), locomotiva (1803), telégrafo (1835), fotografia (1839), motor a
gasolina (1860), telefone (1876), luz elétrica (1879), automóvel (1885).
FASES
DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
------------------------------------ 1ª fase (1760/1860) ------ 2ª fase (1860/1945)
Material usado ------------------ Ferro e carvão --------------- Aço e ligas metálicas
Forma de energia -------------- Vapor e hidráulica ---------- Elétrica
e petrolífera
Indústria predominante ------- Têxtil --------------------------- Siderúrgica e outros.
Países
participantes ----------- Inglaterra --------------------- Alemanha,
França,
Aulas 3. Os impactos sociais da revolução industrial.
- A revolução
industrial modificou drasticamente a vida das pessoas, trouxe novas
responsabilidades, novas ideias, novas rotinas e principalmente novos
problemas. Transformou totalmente a maneira de compreender e organizar
a vida.
Antes da revolução --------------------------------Depois da revolução
* Vida rural. * Vida urbana.
* Trabalho agrícola no campo. * Trabalho industrial
nas fábricas.
* Atividades coletivas em família. * Atividades individuais
separadas.
* Tempo: necessidades e vontades. * Tempo: controle pela rotina
fabril.
* Casas rústicas para 1 ou 2 famílias. * Cortiços coletivos para 15/20 famílias.
* Teocentrismo: Deus é o centro. * Antropocentrismo: o homem
é o centro.
A partir da revolução industrial
surge a necessidade de pensar a sociedade como objeto
de
estudo, foi preciso criar uma nova ciência com método próprio para isso: a Sociologia,
que surgiu como uma forma de entender e talvez resolver os novos
problemas políticos e sociais criados por essa revolução.
- OBS: Ver textos da apostila Pitágoras páginas: 11, 12, 13 e 15.
Aula 4. O surgimento da sociologia.
- Ambiente
propício ao surgimento da sociologia:
- Cenário
industrial urbano, com novas relações de trabalho.
- Nova
configuração econômica da sociedade capitalista ( mercado consumidor,
salários, lucros,…)
- Infra-estrutura
precária em saúde, educação, moradia, transportes,…
- Caos social com
violência, alcoolismo, miséria e desorganização social.
- Auguste Comte (França, 1798 – 1857):
- Professor de
matemática, filósofo e secretário de Saint-Simon, um socialista utópico;
foi o primeiro a mencionar a necessidade de se estabelecer uma ciência
responsável pela compreensão da sociedade.
- Fundação da “Física
social” com o objetivo de adaptar o método científico da física às
ciências humanas e sociais.
- Estabelecimento
da Ciência positiva – o conhecimento científico é o único capaz de
alcançar a verdade.
- Principal lema:
Ordem e progresso, com o objetivo de manter o controle para
atingir o desenvolvimento, a ordem é a base do progresso, que é efeito da
ordem.
- O progresso da humanidade
depende única e exclusivamente dos avanços científicos.
- OBS: Ver textos
da apostila Pitágoras páginas: 20 e 21.
Aula 5/6. Três clássicos da sociologia.
- Émile Durkheim (França, 1858 – 1917):
- Professor de
sociologia que transformou a sociologia em ciência reconhecida.
- Desenvolveu as regras
do método sociológico.
- O sociólogo
deve ser imparcial, tratando os fatos sociais como “coisas”.
- A sociedade é
maior do que os indivíduos.
- O principal
objeto de estudo desta ciência são os “fatos sociais”.
- Fatos sociais:
- São maneiras
coletivas de agir, pensar e sentir impostas pela sociedade. Todos os
processos de interação humana são fatos sociais.
- Características
dos fatos sociais:
- Exterior
(existem fora da nossa mente).
- Geral (Válidos
para um grande número de pessoas).
- Coercitivo
(Exercem pressão sobre os indivíduos).
- Karl Marx (Alemanha, 1818-1883):
- Filósofo,
jornalista e ativista político, vivencia as crises de 1848 e se mobiliza
contra as condições desumanas dos trabalhadores, foi expulso da Alemanha,
da França e da Bélgica por suas atividades políticas, passa a viver em
Londres.
- Para ele, o modo de produção, ou seja, as condições econômicas determinam a ação dos homens.
- Max Weber (Alemanha, 1864-1920):
- Professor universitário,
estudou direito, filosofia, história
economia.
- Ele funda a
chamada “sociologia compreensiva”, considerando a ação individual como
ponto de partida para se entender a realidade social.
- Ação social:
Conduta humana dotada de um significado subjetivo, de acordo com seu
caráter social.
- Segundo Weber
há quatro tipos ideais de ação social:
1. Racional
com relação a um objetivo: Projeto para agir. Ex: Um professor planejando a
aula, um engenheiro desenhando a planta de um prédio.
2. Racional
com relação a um valor: Fidelidade a valores políticos, religiosos. Ex: um
capitão que afunda com seu navio, um ataque terrorista.
3. Emocional ou afetiva: Reação emocional por medo,
inveja, vingança,… Ex: brigas de torcidas.
4. Tradicional:
Ação por hábitos, crenças ou costumes. Ex: participar de cerimônias de
casamento, funeral.
- A sociologia é
uma ciência que pretende construir uma consciência capaz de analisar criticamente
os problemas sociais, os teóricos citados formam a base dos conceitos
sociológicos, suas ideias são válidas até hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário