Tema: Platão:
mitos e alegorias; Aristóteles: ética, política e lógica.
Objetivos: Verificação da assimilação dos
conteúdos e da capacidade de relacionar e interpretar conceitos filosóficos trabalhados em
sala.
Orientações: Texto à caneta, COM
consulta, evitar rasuras.
- (0,3) A
concepção platônica de realidade serviu de base para muitos filósofos
posteriores. O que Platão entendia por Realidade?
Para Platão a realidade é dividida em dois níveis: o mundo sensível,
material, que é uma cópia imperfeita do mundo inteligível, ou mundo das ideias
perfeitas.
2. (0,2) Platão
utilizava mitos e alegorias para melhor explicar suas ideias, entre eles está o
Mito de Er, o que Platão quer explicar ao usar este mito?
Platão utiliza este mito para explicar nossa passagem pelo mundo das
ideias e como não podemos fugir das consequências de nossas escolhas, devemos,
portanto escolher sempre o bem.
- (0,2) No
mito da caverna de Platão há o relato de um prisioneiro que se liberta das
amarras, o que este liberto representa e por que ele tem essa
atitude?
O liberto representa o filósofo, aquele que tem a coragem de olhar para
outra direção, buscando a verdade e não se deixando guiar pelas sombras.
4. (0,3) Cite pelo
menos dois importantes princípios da vida moral segundo Aristóteles.
Por natureza aspiramos ao bem e a felicidade, só atingidas pela virtude.
A virtude é uma força interior de caráter, consiste na escolha consciente
do bem.
- (0,3) Aristóteles considerava a justiça como a
principal virtude do ser humano, que pode ser aplicada de três formas,
quais são essas formas?
Distributiva, participativa e corretiva.
6. (0,3) Segundo a
ética aristotélica, como podemos julgar se uma ação é justa ou não?
Através
dos seus efeitos materiais, ou seja, pelas consequências reais.
7. (0,4) Quais
dos silogismos abaixo são raciocínios válidos?
a)Todo jogador
juvenil é uma promessa de craque.
Todo craque joga na seleção brasileira.
Logo, alguns jogadores juvenis jogam na seleção.
VÁLIDO? SIM ( X ) NÃO ( )
b) Se o conhecimento não for possível, a filosofia é inútil.
Mas, a filosofia
não é inútil.
Logo, o conhecimento é possível.
VÁLIDO?
SIM ( X ) NÃO ( )
c) Não é verdade que a vida só faz sentido se
Deus existir.
Mas , a vida faz sentido.
Logo, Deus não existe.
VÁLIDO? SIM ( ) NÃO ( X )
d) Todo xiplytz tem gosto de menta..
Kabong tem gosto de menta.
Logo, todo Kabong é um Xiplytz.
VÁLIDO? SIM ( X )
NÃO ( )
8. (0,4) Assinale
se a conclusão dos silogismos for Verdade (V) ou Falsidade (F).
a)Todos os assassinos merecem punição. ( V )
a)Todos os assassinos merecem punição. ( V )
Alguns maníacos são assassinos. ( V )
Logo, todos os maníacos merecem punição. ( F )
b) Alguns
jogadores não são craques. ( V )
Estes alunos são jogadores. ( V )
Logo, estes alunos não são craques. ( F )
c) Todo gato é um felino. ( V )
Estes alunos são jogadores. ( V )
Logo, estes alunos não são craques. ( F )
c) Todo gato é um felino. ( V )
Júlia acha Tom Cruise um gato. ( V )
Logo, Tom Cruise é um felino. ( F )
d) Nenhum tirano é amado.
( V )
Dionísio é um terrível tirano. ( V )
Logo, Dionísio não é amado. ( V )
Dionísio é um terrível tirano. ( V )
Logo, Dionísio não é amado. ( V )
- (0,3) O que é necessário para que um silogismo possa ser
considerado científico?
Deve obedecer quatro regras, conforme elas as premissas devem ser:
verdadeiras, primárias, inteligíveis e causa da conclusão.
10. (0,3) A lógica aristotélica institui três
princípios fundamentais, um deles é o “princípio da não contradição”. Explique
este princípio.
É impossível que um ser seja e não seja idêntico a si mesmo ao mesmo
tempo e na mesma relação.
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