Aula 1. A Escola de Frankfurt
- Um grupo de pensadores fundou em 1923 o “Instituto de pesquisa social” na Alemanha, com o objetivo de buscar explicações para as profundas transformações sociais ocorridas à época, dando ênfase aos aspectos culturais.
- Panorama histórico: Período de expansão do capitalismo monopolista e das ideias socialistas e totalitaristas, logo após a 1ª guerra mundial (1914-1918) e a revolução russa (1917-1922).
· Principais influências:
O marxismo em suas várias formas (análise das formas de domínio).
A psicanálise de Freud, (análise dos comportamentos).
- Nomes:
* Max Horkheimer (1895-1973).
* Theodor Adorno (1903-1969).
* Walter Benjamim (1892-1940)
* Herbert Marcuse (1898-1979)
* Jurgen Habermas (1929- )
* Erich Fromm (1900-1980).
- Questões
- Entender as relações que movimentavam as massas.
- * Análise crítica dos meios de comunicação.
- * Aperfeiçoar o movimento revolucionário marxista.
- * Crítica à ideologia capitalista.
- Conceitos:
- Cultura de massa – Conjunto de manifestações culturais que não está ligado a nenhum grupo social específico, pois é transmitido de maneira industrializada para o público em geral por intermédio dos meios de comunicação de massa.
- Indústria cultural – Produção industrializada de bens culturais em larga escala para atender o grande público.
A indústria cultural vende cultura; para vendê-la, deve seduzir e agradar o consumidor; para isso não pode chocá-lo, provocá-lo, fazê-lo pensar, mas deve devolver-lhe com nova aparência, o que ele já sabe, já viu, já fez. O expectador “médio” é o senso comum cristalizado.
No capitalismo tudo é mercadoria, inclusive as obras de arte. Segundo Adorno, massificar a arte é banalizar a expressão artística e intelectual, ou seja, vulgarizar.
· A indústria cultural inverte/subverte o sentido da arte:
ARTE INDÚSTRIA CULTURAL
1. Expressão do talento do autor ----- reprodução repetitiva.
2. Momento de criação ------------------ produtos para o consumo rápido.
3. Experimentar o novo ----------------- consagrar o padrão.
4. Provocar, chocar, incomodar ------- lazer e diversão, satisfazer os
Sentidos.
Aula 2.
Propaganda e sociedade de consumo.
·
Ver
texto1 – O papel da propaganda na sociedade de consumo. (pág. 26).
·
Ver texto
2 – Sociedades de consumo – Criando necessidades, (pág. 27, 28 e 29).
·
Ver
exercícios 3 e 6 da pág. 29;
7,9,10,12,14 e 15 da página 30 e 17 e 20 da pág. 31.
Aula 3.
Análise dos meios de comunicação de massa.
·
Os
programas de rádio/TV são feitos introduzindo uma divisão do público e dos
horários, isto é feito para atender as exigências dos patrocinadores.
·
A desinformação
é o principal resultado da maioria dos noticiários, assistir regularmente estes
noticiários pode provocar na maioria das pessoas:
o Falta de localização espacial –
Perda das referências , China = Paraíba.
o Falta de localização temporal –
Perda da relação causa/consequência. Só existe o “Agora”.
A TV/rádio ( e a internet) podem
oferecer-nos o mundo inteiro num instante, mas o fazem de tal maneira que o
mundo real desaparece, restando apenas retalhos fragmentados de uma realidade
desprovida de raiz no espaço e no tempo.
- Efeitos da mídia
- * Dispersão da atenção, criando o hábito de pensar fragmentado.
- * Inversão entre a realidade e a ficção.
- * Infantilização do público, que não suporta a distância temporal entre o desejo de consumir e a satisfação dele.
- * Autoritarismo – Intimidação social, com os especialistas que nos ensinam a viver.
- Com isso, a mídia transforma o público em uma massa inculta, infantil, desinformada e passiva.
Aula 4. O que é poder?
- Texto-base: “O que é poder”, Gerard Lebrun, São
Paulo, Abril cultural, 1984.
- Conceitos prévios:
o Potência – Possibilidade imediata de
ação.
o Força – Canalização da potência, é a
sua determinação.
- Definições de poder:
- Max Weber – Oportunidade de impor
sua vontade, dominação, sistema de ordem e obediência.
- Talcott Parsons – Ter poder é ter autoridade reconhecida pelo grupo, baseia-se no consenso.
- Segundo Lebrun, há um falso consenso, pois a submissão civil não implica na aceitação da autoridade. A certeza de impunidade mostra como é frágil o respeito pela autoridade.
- Considerações sobre o poder:
o Quando se fala em obediência
política, a coerção está sempre presente.
o O poder é uma mercadoria rara, só
o possuímos as custas dos outros.
o Nenhuma organização política
funciona sem dominação.
o O grande problema político está
em determinar e adequar a dominação aos valores.
- “O poder não é um ser
com existência própria, é o nome atribuído a um conjunto de relações que
existem em todo corpo social.” (Michel Foucault)
- Segundo Lebrun, como é
possível a resignação dos homens aos excessos de poder? Talvez por um
sentimento popular de exclusão natural do poder, ou seja, são eles
que dominam e nós não temos força para mudar isso, pois é uma relação
natural.
- “O poder é uma fatalidade
inevitável, ser cidadão equivale a ser obediente, estar em um verdadeiro
adestramento.” (David Hume)
- Segundo Lebrun, a resignação ao poder não faz parte da natureza humana, é uma construção cultural elaborada pelos detentores do poder para justifica-lo.
Aula 5.
Poder e autoridade.
- Ver texto Pitágoras 1 –
Poder e autoridade. (página 46).
- Ver texto Pitágoras 2 – O Estado e a dominação. (páginas 47 a 50).
- Autoridade: direito ou poder de se fazer obedecer, de dar ordens, tomar decisões, agir.
- Tipos de autoridade:
- Autoridade jurídica – Imposta por obrigação
aos subordinados, podem ser dividida em: autoridade formal (normas de uma estrutura) e autoridade operativa
(procedimentos internos).
- Autoridade moral – Surgida naturalmente da
reconhecida superioridade de um indivíduo, pode ser dividida em: autoridade técnica (conhecimentos
específicos) e autoridade pessoal
(valores e atitudes).
- Concepções de poder segundo:
- Karl Marx – Poder é a capacidade de
uma classe social realizar os seus interesses, os seus objetivos
específicos.
- Hanna Arendt – O poder é o oposto da
violência, a violência acontece quando
se dá a perda de autoridade e de poder.
- Maquiavel – É obrigação do
governante conquistar e manter o poder, adotando quaisquer estratégias
para isso.
·
“O estado e a dominação segundo
Marx, Weber e Durkheim.
·
Marx entende
o Estado como uma relação entre a infraestrutura (base econômica) e a
superestrutura (instituições jurídicas e políticas). O Estado nasce da luta de
classes.
·
O Estado
é uma instituição em processo de centralização burocrática, militar e policial
que oprime a sociedade e exprime o poder da classe dominante. O Estado é a
forma de dominação de uma classe sobre as outras.
·
Weber define o
Estado como uma comunidade humana que pretende o monopólio do uso legítimo da
força física dentro de determinado território. O Estado é a única fonte do
direito de uso à violência
·
Para
Weber existem três tipos puros de dominação legítima:
o Dominação tradicional – Obediência por hábito, por
costumes naturais.
o Dominação carismática – Obediência pela crença nas
qualidades superiores do líder, pelo seu carisma.
o Dominação legal – Obediência às leis aceitas por
todos.
- Durkheim
define que o Estado deve garantir a organização moral da sociedade, e esta
determina quem faz parte do Estado.
- Existe,
para Durkheim uma relação de dependência mútua entre o Estado e a
sociedade, o indivíduo é produto da sociedade, mas só se torna real com a
atuação do Estado.
Aula 6.
Sociologia política.
- Sociologia
política = É a parte da sociologia que faz a
análise dos fenômenos políticos a partir de seus condicionantes sociais.
Parte do pressuposto de que o comportamento social não é natural.
- Mas, o que é política? Como
fazer política?
- Política = Esfera da sociedade em que diversos grupos
lutam entre si para interferir nas decisões das autoridades
administrativas.
- Fazer política = Militância partidária,
votar nas eleições, participar de sindicatos e assembleias, passeatas e
protestos, abaixo-assinados; notar que se desinteressar por política
também é uma forma de fazê-la, desde que seja feita de uma forma
consciente, como um protesto por exemplo.
- POLÍTICA É O CONFLITO DE
INTERESSES.
GOVERNO -------------- Organiza e administra ----------------- SOCIEDADE
SOCIEDADE ------------ Exerce influência ----------------------- GOVERNO
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