quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Resumo sociologia Agosto 2º médio

• Conceitos econômicos

• Consenso de Washington – Reunião entre os líderes mundiais para decidir o futuro político e econômico do mundo no pós-guerra (1944), suas principais decisões foram: a criação do FMI (Fundo monetário internacional), liberalização econômica e a adoção do dólar dos EUA como padrão financeiro mundial.

• Reservas monetárias – Quantidade de dólares guardados no Banco central de um país, é usado pelos governos para regular o fluxo de dinheiro e para o equilíbrio das taxas de câmbio.

• Taxas de câmbio – Basicamente é o custo do dinheiro, ou seja, quanto deve-se pagar para comprar/vender dólares ou outra moeda. É estipulado pelos governos com base na “Lei da oferta e da procura” e reflete a competritividade do país no mercado mundial.

• Câmbio flutuante – Valor de troca variável.

• Política monetária – É a maneira com o governo de um país administra o valor de seu dinheiro e das operações financeiras, pode ser mais cautelosa ou mais agressiva.

• Remessa de lucros – Dinheiro que as multinacionais enviam à suas matrizas em outros países.

Se houver uma procura (demanda) muito grande de moeda, por exemplo por causa do crescimento da economia, ela se tornará escassa e as pessoas estarão dispostas a pagar um
preço maior para poder adquiri-la ( mais juros).




• Aumento de juros :

* Aumento das reservas monetárias, pois atrai investidores.
* Diminui o consumo interno, devido ao crédito mais caro.
* Possibilita um maior controle da inflação.
* Aumenta o lucro dos exportadores.

• Queda de juros :

* Aumento dos investimentos produtivos.
* Aumenta o consumo interno, devido ao crédito mais barato.
* Risco de aumento da inflação.
* Aumenta o lucro dos importadores.

Obs: A taxa de juros básica é a mesma tanto para compra quanto para a venda de produtos.


Exemplo prático:

1. Suponha que um produtor de café no Brasil venda parte de sua produção para os E.U.A., ao concretizar a venda, ele recebe o pagamento em dólares, que para serem usados no Brasil devem ser trocados por reais (para pagar funcionários, impostos, ou comprar produtos). Se muitos produtores estão exportando significa mais oferta de dinheiro, ou seja, mais pessoas estarão vendendo dólares, o preço cai.

2. Imagine uma empresa que importa tecnologia, essa empresa compra máquinas no exterior e deve pagar em dólares, para isso ela deve trocar reais por dólares. Se muitas pessoas estão comprando dólares, aumenta a demanda (procura), o preço sobe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário