sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Resumos Sociologia 1º médio ETIP 2019 (1º trim)


Aula 1. O que é Sociologia?

  • Duas meninas, Amala e Kamala, foram descobertas em 1921, numa caverna da Índia, vivendo com lobos. Essas crianças, que na época tinham dois e oito anos de idade, foram confiadas a um asilo e passaram a ser observadas por estudiosos. Amala, a mais jovem, não resistiu à nova vida e morreu um ano mais tarde. A outra, porém, viveu cerca de oito anos. Ambas apresentavam hábitos alimentares bem diferentes dos nossos. Como fazem normalmente os animais, elas cheiravam a comida antes de tocá-la, dilaceravam alimentos com os dentes e faziam pouco uso das mãos para beber e comer. Possuíam aguda sensibilidade auditiva e o olfato desenvolvido. Locomoviam-se de forma curvada, com as mãos apoiadas no chão. Kamala levou seis anos para andar de forma ereta e pouco antes de morrer tinha um vocabulário de cerca de 50 palavras.

  • “O relato acima descreve um fato verídico e permite entender em que medida as características humanas dependem do convívio social. Amala e Kamala, as meninas-lobo da Índia, por terem sido privadas do contato com outras pessoas, não conseguiram se humanizar: não aprenderam a se comunicar através da fala, não foram ensinadas a usar determinados utensílios, não desenvolveram processos de pensamento lógico...”
   (Extraído de: DAVIS, Cláudia; OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez: 1990. p 16-17)


  • Os indivíduos só adquirem características realmente humanas quando convivem em sociedade com outros seres humanos, estabelecendo com eles relações sociais.

  • Uma sociedade não é apenas a soma dos indivíduos que a compõem, mas o conjunto de relações que ligam as pessoas.

  • Sociologia = Ciência que estuda sistematicamente as relações sociais e as formas de associação, ou seja, estuda os grupos e os fatos sociais. 

  • Utilidades da Sociologia: 

Compreensão da dinâmica das relações cotidianas.
             ( Como nasce a sociedade? Como mantê-la? Como resolver conflitos?)        
           Elaboração de políticas públicas.
             ( Planejamento das ações de governo)
Análise de comportamentos sociais.
   ( Análise de ambientes por empresas, partidos políticos, igrejas)
Incentivo à cidadania.
   ( Análise crítica, compreensão de problemas).


Aula 2. O eu na Revolução industrial.

·         Revolução industrial: Conjunto de transformações econômicas e sociais ocorridas inicialmente na Inglaterra a partir de 1760 (século XVIII) com a invenção das máquinas de fiar e de tear.

·         Principais características:
ü  Grande desenvolvimento tecnológico.
ü  Aceleração do processo produtivo.
ü  Substituição da produção agrária manual pela produção urbana mecanizada.
ü  Fortalecimento do sistema capitalista.
ü  Separação entre Capital e Trabalho
ü  Surgimento de uma classe operária.
ü  As oficinas artesanais dão espaço aos galpões do sistema fabril.

·         Principais invenções: Máquina de fiar (1764), máquina a vapor (1765), tear hidráulico (1769), tear a vapor (1780), barco a vapor (1803), locomotiva (1803), telégrafo (1835), fotografia (1839), motor a gasolina (1860), telefone (1876), luz elétrica (1879), automóvel (1885).



FASES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

                                                   1ª fase (1760/1860)               2ª fase (1860/1945)
 

Material usado ---------------------- Ferro e carvão -------------- Aço e ligas metálicas
 

Forma de energia ----------------- Vapor e hidráulica ----------- Elétrica e petrolífera
 

Indústria predominante ------------Têxtil --------------------------- Siderúrgica e outras
 

Países participantes -------------Inglaterra ------- Alemanha,França,...                                           


Aulas 3. Os impactos sociais da revolução industrial.

  • A revolução industrial modificou drasticamente a vida das pessoas, trouxe novas responsabilidades, novas ideias, novas rotinas e principalmente novos problemas. Transformou totalmente a maneira de compreender e organizar a vida.

Antes da revolução                                         Depois da revolução

* Vida rural.                                                   * Vida urbana.
* Trabalho agrícola no campo.                     * Trabalho industrial nas fábricas.
* Atividades coletivas em família.                 * Atividades individuais separadas.
* Tempo: necessidades e vontades.            * Tempo: controle pela rotina fabril.
* Casas rústicas para 1 ou 2 famílias.          * Cortiços coletivos para 15/20 famílias.
* Teocentrismo: Deus é o centro.                 * Antropocentrismo: o homem é o centro.


               A partir da revolução industrial surge a necessidade de pensar a sociedade como objeto
de estudo, foi preciso criar uma nova ciência com método próprio para isso: a Sociologia, que surgiu como uma forma de entender e talvez resolver os novos problemas políticos e sociais criados por essa revolução.
                                                                         
  • OBS: Ver textos da apostila Pitágoras páginas: 11, 12, 13 e 15.


Aula 4. O surgimento da sociologia.

  • Ambiente propício ao surgimento da sociologia:
    • Cenário industrial urbano, com novas relações de trabalho.
    • Nova configuração econômica da sociedade capitalista ( mercado consumidor, salários, lucros,…)
    • Infra-estrutura precária em saúde, educação, moradia, transportes,…
    • Caos social com violência, alcoolismo, miséria e desorganização social.

  • Auguste Comte (França, 1798 – 1857):
    • Professor de matemática, filósofo e secretário de Saint-Simon, um socialista utópico; foi o primeiro a mencionar a necessidade de se estabelecer uma ciência responsável pela compreensão da sociedade.
    • Fundação da “Física social” com o objetivo de adaptar o método científico da física às ciências humanas e sociais.
    • Estabelecimento da Ciência positiva – o conhecimento científico é o único capaz de alcançar a verdade.
    • Principal lema: Ordem e progresso, com o objetivo de manter o controle para atingir o desenvolvimento, a ordem é a base do progresso, que é efeito da ordem.
    • O progresso da humanidade depende única e exclusivamente dos avanços científicos.

  • OBS: Ver textos da apostila Pitágoras páginas: 20 e 21.

Aula 5/6. Três clássicos da sociologia.

  • Émile Durkheim (França, 1858 – 1917):
    • Professor de sociologia que transformou a sociologia em ciência reconhecida.
    • Desenvolveu as regras do método sociológico.
    • O sociólogo deve ser imparcial, tratando os fatos sociais como “coisas”.
    • A sociedade é maior do que os indivíduos.
    • O principal objeto de estudo desta ciência são os “fatos sociais”.

  • Fatos sociais:
    • São maneiras coletivas de agir, pensar e sentir impostas pela sociedade. Todos os processos de interação humana são fatos sociais.
    • Características dos fatos sociais:
      • Exterior (existem fora da nossa mente).
      • Geral (Válidos para um grande número de pessoas).
      • Coercitivo (Exercem pressão sobre os indivíduos).

  • Karl Marx (Alemanha, 1818-1883):
    • Filósofo, jornalista e ativista político, vivencia as crises de 1848 e se mobiliza contra as condições desumanas dos trabalhadores, foi expulso da Alemanha, da França e da Bélgica por suas atividades políticas, passa a viver em Londres.
    • Para ele, o modo de produção, ou seja, as condições econômicas determinam a ação dos homens.


  • Max Weber (Alemanha, 1864-1920):
    • Professor universitário, estudou direito, filosofia, história  economia.
    • Ele funda a chamada “sociologia compreensiva”, considerando a ação individual como ponto de partida para se entender a realidade social.
    • Ação social: Conduta humana dotada de um significado subjetivo, de acordo com seu caráter social.
    • Segundo Weber há quatro tipos ideais de ação social:

1.        Racional com relação a um objetivo: Projeto para agir. Ex: Um professor planejando a aula, um engenheiro desenhando a planta de um prédio.
2.        Racional com relação a um valor: Fidelidade a valores políticos, religiosos. Ex: um capitão que afunda com seu navio, um ataque terrorista.
3.        Emocional  ou afetiva: Reação emocional por medo, inveja, vingança,… Ex: brigas de torcidas.
4.        Tradicional: Ação por hábitos, crenças ou costumes. Ex: participar de cerimônias de casamento, funeral.

  • A sociologia é uma ciência que pretende construir uma consciência capaz de analisar criticamente os problemas sociais, os teóricos citados formam a base dos conceitos sociológicos, suas ideias são válidas até hoje.

  • OBS: Ver textos da apostila Pitágoras páginas: 21 a 25.

Aulas 7/8. A construção da sociedade civil brasileira.

·         Sociedade civil refere-se ao conjunto das organizações e instituições cívicas voluntárias que servem como mecanismos de articulação de uma sociedade em funcionamento, por oposição às estruturas apoiadas pela força de um estado (independentemente de seu sistema político).
·         Para entendermos o processo de formação da sociedade brasileira, é necessário analisarmos sua evolução histórica.
A)   O Brasil colônia:

·         O processo de colonização do Brasil teve início em 1530 com a expedição de Martim Afonso de Sousa, os portugueses ocupam a terra, dominam os povos nativos e ainda trazem da África outro povo escravizado.
·         Inicia-se o período de produção de riquezas com a instalação dos primeiros engenhos de cana-de-açúcar, muitos portugueses vêm ao Brasil para administrar engenhos e ocupar cargos políticos.
·         A descoberta de ouro na região das Minas Gerais trouxe milhares de portugueses ao Brasil em busca de enriquecimento rápido, surgem novas cidades.
·         A sociedade civil brasileira ainda era tipicamente portuguesa, apresentando forte desigualdade social, pois os portugueses controlavam toda a vida colonial; mesmo com muitas pessoas nascidas no Brasil, as leis, as estruturas políticas e econômicas, e a cultura eram portuguesas.
·         Começava a surgir entre os brasileiros um forte sentimento de inferioridade, pois se consideravam portugueses de segunda linha.
·         O sentimento de pertencer a uma sociedade portuguesa fortaleceu-se ainda mais com a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808.
B)   O Brasil império:
  • A independência do Brasil em 1822 ocorreu sob a liderança de um príncipe português, Dom Pedro, éramos um povo mestiço sob o controle de uma elite ainda portuguesa.

  • A partir da 1ª constituição do Brasil, outorgada em 1824, tem início um lento processo de transformação social.

  • A sociedade civil procurava tornar-se mais brasileira, porém ainda convivia com os modelos sociais europeus, o sentimento de inferioridade se manifestava de forma diferente, em uma valorização excessiva de tudo o que vinha da Europa.


C)   O Brasil república:

  • Com a proclamação da república em 1889, o Brasil finalmente começa a se tornar brasileiro, porém ainda com muita influência social europeia.

  • Neste período houve poucas manifestações em grande escala da sociedade civil: as revoltas tenentistas, a comuna de Manaus, a morte de Vargas, a marcha da família com Deus pela liberdade, algumas greves localizadas e principalmente a campanha das Diretas já em 1984.

  • Alguns sociólogos defendem a ideia de que somos uma sociedade cordial, somos um povo pacífico, pois não passamos por grandes traumas históricos (revolução francesa ou russa), nos acostumamos a aceitar as coisas passivamente.

·         OBS: Ver textos da apostila Pitágoras páginas: 34 a 37.


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