quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Resumo Sociologia 1º médio ETIP 2020 (1º trim)

Aula 1. O que é Sociologia?

  • Duas meninas, Amala e Kamala, foram descobertas em 1921, numa caverna da Índia, vivendo com lobos. Essas crianças, que na época tinham dois e oito anos de idade, foram confiadas a um asilo e passaram a ser observadas por estudiosos. Amala, a mais jovem, não resistiu à nova vida e morreu um ano mais tarde. A outra, porém, viveu cerca de oito anos. Ambas apresentavam hábitos alimentares bem diferentes dos nossos. Como fazem normalmente os animais, elas cheiravam a comida antes de tocá-la, dilaceravam alimentos com os dentes e faziam pouco uso das mãos para beber e comer. Possuíam aguda sensibilidade auditiva e o olfato desenvolvido. Locomoviam-se de forma curvada, com as mãos apoiadas no chão. Kamala levou seis anos para andar de forma ereta e pouco antes de morrer tinha um vocabulário de cerca de 50 palavras.

  • “O relato acima descreve um fato verídico e permite entender em que medida as características humanas dependem do convívio social. Amala e Kamala, as meninas-lobo da Índia, por terem sido privadas do contato com outras pessoas, não conseguiram se humanizar: não aprenderam a se comunicar através da fala, não foram ensinadas a usar determinados utensílios, não desenvolveram processos de pensamento lógico...”
   (Extraído de: DAVIS, Cláudia; OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez: 1990. p 16-17)


  • Os indivíduos só adquirem características realmente humanas quando convivem em sociedade com outros seres humanos, estabelecendo com eles relações sociais.

  • Uma sociedade não é apenas a soma dos indivíduos que a compõem, mas o conjunto de relações que ligam as pessoas.

  • Sociologia = Ciência que estuda sistematicamente as relações sociais e as formas de associação, ou seja, estuda os grupos e os fatos sociais. 

  • Utilidades da Sociologia: 

Compreensão da dinâmica das relações cotidianas.
             ( Como nasce a sociedade? Como mantê-la? Como resolver conflitos?)        
           Elaboração de políticas públicas.
             ( Planejamento das ações de governo)
Análise de comportamentos sociais.
   ( Análise de ambientes por empresas, partidos políticos, igrejas)
Incentivo à cidadania.
   ( Análise crítica, compreensão de problemas).


Aula 2. O eu na Revolução industrial.

·         Revolução industrial: Conjunto de transformações econômicas e sociais ocorridas inicialmente na Inglaterra a partir de 1760 (século XVIII) com a invenção das máquinas de fiar e de tear.

·         Principais características:
ü  Grande desenvolvimento tecnológico.
ü  Aceleração do processo produtivo.
ü  Substituição da produção agrária manual pela produção urbana mecanizada.
ü  Fortalecimento do sistema capitalista.
ü  Separação entre Capital e Trabalho
ü  Surgimento de uma classe operária.
ü  As oficinas artesanais dão espaço aos galpões do sistema fabril.

·         Principais invenções: Máquina de fiar (1764), máquina a vapor (1765), tear hidráulico (1769), tear a vapor (1780), barco a vapor (1803), locomotiva (1803), telégrafo (1835), fotografia (1839), motor a gasolina (1860), telefone (1876), luz elétrica (1879), automóvel (1885).



FASES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

                                                   1ª fase (1760/1860)               2ª fase (1860/1945)

Material usado ---------------------- Ferro e carvão ----------- Aço e ligas metálicas

Forma de energia ----------------- Vapor e hidráulica -------- Elétrica e petrolífera

Indústria predominante ------------Têxtil -------------------- Siderúrgica e outras

Países participantes -----------Inglaterra ---------- Alemanha,França,                                           


Aulas 3. Os impactos sociais da revolução industrial.

  • A revolução industrial modificou drasticamente a vida das pessoas, trouxe novas responsabilidades, novas ideias, novas rotinas e principalmente novos problemas. Transformou totalmente a maneira de compreender e organizar a vida.

Antes da revolução                                         Depois da revolução

* Vida rural.                                            * Vida urbana.
* Trabalho agrícola no campo.               * Trabalho industrial nas fábricas.
* Atividades coletivas em família.          * Atividades individuais separadas.
* Tempo: necessidades e vontades.      * Tempo: controle pela rotina fabril.
* Casas rústicas para 1 ou 2 famílias.   * Cortiços coletivos para 15/20 famílias.
* Teocentrismo: Deus é o centro.          * Antropocentrismo: o homem é o centro.


               A partir da revolução industrial surge a necessidade de pensar a sociedade como objeto
de estudo, foi preciso criar uma nova ciência com método próprio para isso: a Sociologia, que surgiu como uma forma de entender e talvez resolver os novos problemas políticos e sociais criados por essa revolução.
                                                                         
  • OBS: Ver textos da apostila Pitágoras páginas: 11, 12, 13 e 15.


Aula 4. O surgimento da sociologia.

  • Ambiente propício ao surgimento da sociologia:
    • Cenário industrial urbano, com novas relações de trabalho.
    • Nova configuração econômica da sociedade capitalista ( mercado consumidor, salários, lucros,…)
    • Infra-estrutura precária em saúde, educação, moradia, transportes,…
    • Caos social com violência, alcoolismo, miséria e desorganização social.
  • Dentro desse ambiente, o primeiro pensador a refletir sobre uma ciência da sociedade foi o professor de matemática francês Auguste Comte.

  • Auguste Comte (França, 1798 – 1857):
    • Professor de matemática, filósofo e secretário de Saint-Simon, um socialista utópico; foi o primeiro a mencionar a necessidade de se estabelecer uma ciência responsável pela compreensão da sociedade.
    • Fundação da “Física social” com o objetivo de adaptar o método científico da física às ciências humanas e sociais.
    • Estabelecimento da Ciência positiva – o conhecimento científico é o único capaz de alcançar a verdade.
    • Principal lema: Ordem e progresso, com o objetivo de manter o controle para atingir o desenvolvimento, a ordem é a base do progresso, que é efeito da ordem.
    • O progresso da humanidade depende única e exclusivamente dos avanços científicos.

  • OBS: Ver textos da apostila Pitágoras páginas: 20 e 21.

Aula 5/6. Três clássicos da sociologia.

  • Émile Durkheim (França, 1858 – 1917):
    • Professor de sociologia que transformou a sociologia em ciência reconhecida.
    • Desenvolveu as regras do método sociológico.
    • O sociólogo deve ser imparcial, tratando os fatos sociais como “coisas”.
    • A sociedade é maior do que os indivíduos.
    • O principal objeto de estudo desta ciência são os “fatos sociais”.

  • Fatos sociais:
    • São maneiras coletivas de agir, pensar e sentir impostas pela sociedade. Todos os processos de interação humana são fatos sociais.
    • Características dos fatos sociais:
      • Exterior (existem fora da nossa mente).
      • Geral (Válidos para um grande número de pessoas).
      • Coercitivo (Exercem pressão sobre os indivíduos).

  • Karl Marx (Alemanha, 1818-1883):
    • Filósofo, jornalista e ativista político, vivencia as crises de 1848 e se mobiliza contra as condições desumanas dos trabalhadores, foi expulso da Alemanha, da França e da Bélgica por suas atividades políticas, passa a viver em Londres.
    • Para ele, o modo de produção, ou seja, as condições econômicas determinam a ação dos homens.


  • Max Weber (Alemanha, 1864-1920):
    • Professor universitário, estudou direito, filosofia, história  economia.
    • Ele funda a chamada “sociologia compreensiva”, considerando a ação individual como ponto de partida para se entender a realidade social.
    • Ação social: Conduta humana dotada de um significado subjetivo, de acordo com seu caráter social.
    • Segundo Weber há quatro tipos ideais de ação social:

1.        Racional com relação a um objetivo: Projeto para agir. Ex: Um professor planejando a aula, um engenheiro desenhando a planta de um prédio.
2.        Racional com relação a um valor: Fidelidade a valores políticos, religiosos. Ex: um capitão que afunda com seu navio, um ataque terrorista.
3.        Emocional  ou afetiva: Reação emocional por medo, inveja, vingança,… Ex: brigas de torcidas.
4.        Tradicional: Ação por hábitos, crenças ou costumes. Ex: participar de cerimônias de casamento, funeral.

  • A sociologia é uma ciência que pretende construir uma consciência capaz de analisar criticamente os problemas sociais, os teóricos citados formam a base dos conceitos sociológicos, suas ideias são válidas até hoje.

  • OBS: Ver textos da apostila Pitágoras páginas: 21 a 25.

Aulas 7/8. A construção da sociedade civil brasileira.

·         Sociedade civil refere-se ao conjunto das organizações e instituições cívicas voluntárias que servem como mecanismos de articulação de uma sociedade em funcionamento, por oposição às estruturas apoiadas pela força de um estado (independentemente de seu sistema político).
·         Para entendermos o processo de formação da sociedade brasileira, é necessário analisarmos sua evolução histórica.
A)   O Brasil colônia:

·         O processo de colonização do Brasil teve início em 1530 com a expedição de Martim Afonso de Sousa, os portugueses ocupam a terra, dominam os povos nativos e ainda trazem da África outro povo escravizado.
·         Inicia-se o período de produção de riquezas com a instalação dos primeiros engenhos de cana-de-açúcar, muitos portugueses vêm ao Brasil para administrar engenhos e ocupar cargos políticos.
·         A descoberta de ouro na região das Minas Gerais trouxe milhares de portugueses ao Brasil em busca de enriquecimento rápido, surgem novas cidades.
·         A sociedade civil brasileira ainda era tipicamente portuguesa, apresentando forte desigualdade social, pois os portugueses controlavam toda a vida colonial; mesmo com muitas pessoas nascidas no Brasil, as leis, as estruturas políticas e econômicas, e a cultura eram portuguesas.
·         Começava a surgir entre os brasileiros um forte sentimento de inferioridade, pois se consideravam portugueses de segunda linha.
·         O sentimento de pertencer a uma sociedade portuguesa fortaleceu-se ainda mais com a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808.
B)   O Brasil império:
  • A independência do Brasil em 1822 ocorreu sob a liderança de um príncipe português, Dom Pedro, éramos um povo mestiço sob o controle de uma elite ainda portuguesa.

  • A partir da 1ª constituição do Brasil, outorgada em 1824, tem início um lento processo de transformação social.

  • A sociedade civil procurava tornar-se mais brasileira, porém ainda convivia com os modelos sociais europeus, o sentimento de inferioridade se manifestava de forma diferente, em uma valorização excessiva de tudo o que vinha da Europa.


C)   O Brasil república:

  • Com a proclamação da república em 1889, o Brasil finalmente começa a se tornar brasileiro, porém ainda com muita influência social europeia.

  • Neste período houve poucas manifestações em grande escala da sociedade civil: as revoltas tenentistas, a comuna de Manaus, a morte de Vargas, a marcha da família com Deus pela liberdade, algumas greves localizadas e principalmente a campanha das Diretas já em 1984.

  • Alguns sociólogos defendem a ideia de que somos uma sociedade cordial, somos um povo pacífico, pois não passamos por grandes traumas históricos (revolução francesa ou russa), nos acostumamos a aceitar as coisas passivamente.


·         OBS: Ver textos da apostila Pitágoras páginas: 34 a 37.

Um comentário:

  1. Review of Merit Casino Bonus Offers, Offers & Promotions
    Find out how to get the best link 12bet in live casino bonus offers at 다파벳 Merit Casino. We review 메리트카지노총판 the best deposit bonuses for all UK players!

    ResponderExcluir