quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Resumos Sociologia 3º médio ETIP (1º trim 2013)


Aula 1. Sociologia: conceitos e panorama histórico.

• A Sociologia estuda os fenômenos sociais em geral, quer sejam ou não percebidos como problemas.
• A expressão Fenómenos Sociais designa os fenómenos que decorrem da vida social e do comportamento humano, tais como os fenómenos económicos (desemprego, crescimento económico, inflação, riqueza e sua distribuição,...), demográficos (crescimento populacional, emigração e imigração, distribuição por faixas etárias), sociológicos, políticos, históricos, etc.
• Uma sociedade não é apenas a soma dos indivíduos que a compõem, mas o conjunto de relações que ligam as pessoas.

• A Sociologia não pretende explicar tudo o que acontece na sociedade, parte de uma seleção intencional de fatos relativos ao conjunto das relações sociais possíveis de serem transformadas em uma representação da realidade.

• Problemas :
* O objeto de estudo é dinâmico, transitório.

* O pesquisador é parte do objeto que estuda, ou seja, não é neutro.

* Dificuldade de submeter as teses à experimentação.

* Influências políticas e econômicas no processo de pesquisa.


• O primeiro marco histórico do surgimento da Sociologia foi sem dúvidas a instalação definitiva da sociedade capitalista a partir do século XVIII, com as revoluções científica, industrial e francesa.

Essas três revoluções modificaram o mundo e foram objeto de estudo de grandes pensadores, que criaram a sociologia como uma forma de entender e talvez resolver os novos problemas políticos e sociais criados por esses movimentos.


Aula 2. As grandes correntes de estudo da sociologia.

• A realidade social é dinâmica e transitória, envolvendo múltiplos aspectos, logo, a Sociologia enquianto ciência humana deve buscar várias formas de abordagem, formas que consigam abranger os diferentes aspectos de seu objeto de estudo.

• Podemos destacar três grandes linhas clássicas de abordagem dos problemas sociais:

1. A positivista – funcionalista = Fundada por Auguste Comte (1798/1857) e desenvolvida por Émile Durkheim (1858/1917), entende que a consciência coletiva se sobrepõe ao indivíduo, ou seja, a vida coletiva existe acima das pessoas, condicionando os comportamentos. A sociedade classifica e determina as ações individuais.

2. A materialista histórica = Elaborada por Karl Marx (1818/1883), afirma que a coerção do coletivo só se impõe quando uma classe social se sobrepõe a outra, ou seja, são os fatores econômicos que determinam, principalmente, as ações individuais.

3. A Sociologia compreensiva = Proposta pelo alemão Max Weber (1864/1920), defende a ideia de que a ação individual é o ponto de partida para a compreensão da realidade social, o indivíduo é um agente criador e transformador da vida coletiva.

Nestes autores se encontram os elementos básicos para a explicação científica dos fenômenos sociais, é a partir da obra destes pensadores que a sociologia se constitui como ciência.


Aulas 3. Auguste Comte (França, 1798/1857) e a fundação da sociologia.

• Professor de matemática, filósofo e secretário de Claude H. de Saint-Simon, um economista socialista utópico. Foi o primeiro a mencionar a necessidade de se estabelecer uma ciência responsável pela compreensão da sociedade, que chamou inicialmente de Física social.

• Vivenciou a fase final da França napoleônica e os conflitos sociais gerados pela Revolução industrial, foi o fundador do Positivismo, corrente de pensamento que teve grande influência na 1ª república brasileira.

• Comte considerava a ciência positiva ( que se fundaria apenas em fatos comprovados, excluindo as explicações abstratas, trazendo um conhecimento útil, preciso, certo, real) como a solução definitiva e última de todos os problemas do gênero humano, sua ciência continha e revelava o infinito.


• Lógica de Comte: CIÊNCIA ----------- FILOSOFIA ------------ RELIGIÃO

• Principais obras:

* Curso de filosofia positiva (1842).
* Sistema e política positiva (1851 – 1854).
* Catecismo positivista ou exposição sumária da religião universal (1852).

• O Positivismo no Brasil:

* Início em 1850 com uma tese de Manuel Pereira e Sá.
* Pereira Barreto – o positivismo deveria substituir a Igreja católica.
* Em 1876 ocorre a fundação da Sociedade positivista do Brasil.
* Fundação da Igreja Positivista do Brasil. ( RS e RJ).
* Lema: O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário