domingo, 24 de março de 2013

Resumos Filosofia 3º médio ETIP (1º trim parte 2)

Aula 4. Metafísica: análise das essências segundo Aristóteles.

Segundo Aristóteles, a realidade é composta de vários tipos de seres, cada um com sua essência específica.

1. Essência do seres físicos ou naturais – São matéria em ato, existentes; ocupam lugar no espaço, estão sempre em transformação dentro do ciclo do Devir, ou seja, são finitos.

2. Essência dos seres humanos – São seres vivos racionais com corpo físico, dotados de vontade e de linguagem abstrata, tem alma.

3. Essência dos seres matemáticos – Não tem existência material, são formas das coisas naturais, não se transformam e nem desaparecem, são infinitos.

4. Essência de um ser perfeito – Eterno, imutável, superior a tudo o que existe, o ser divino, chamamos de Deus. Para Aristóteles, o primeiro motor imóvel do mundo é a realidade primeira e suprema.

Aula 5. Teoria do conhecimento.

• Área da Filosofia que estuda a questão do conhecimento humano, logo, suas principais questões são:

1. Como ocorre o processo do conhecimento?
2. Qual o alcance e os limites do conhecimento humano?
3. Como garantir que um conhecimento é verdadeiro?

• O processo do conhecimento ocorre na Relação entre Sujeito e Objeto.


FONTES E FORMAS DO CONHECIMENTO =

• SENSAÇÃO (Matéria dos sentidos: imagens, sons, cores,…).
• PERCEPÇÃO (Organiza as sensações e forma representações).
• IMAGINAÇÃO (Estabelece relações entre imagens).
• MEMÓRIA (Permite o acesso às percepções passadas).
• LINGUAGEM ( Forma de expressão das ideias).
• RACIOCÍNIO ( Atos intelectuais ligados, operações mentais).
• INTUIÇÃO ( Compreensão global e instantânea de algo).

CONHECIMENTO:
SENSÍVEL --- Experiência --- Aparência --- Certeza
(empírico)

INTELECTUAL --- Razão --- Essência --- Verdade
(inteligível)


Aula 6. Epistemologia moderna.

• A Epistemologia, que é o desenvolvimento da antiga Teoria do conhecimento, investiga os limites, as possibilidades, as origens e os tipos de conhecimento, porém, seu
maior objeto é o conhecimento especializado e metódico que chamamos de Ciência.

MÉTODO:

o Tem origem grega, significa “seguir um caminho”.
o Constitui o conjunto de procedimentos necessários para orientar determinada atividade ou pesquisa.
o Exemplos: método dedutivo, método experimental, método indutivista,…

TEORIAS CIENTÍFICAS:

• Com o método, o cientista procura conhecer Leis universais que expliquem certos fenômenos particulares, o encadeamento dessas leis e de fatos faz surgir as Teorias científicas.

Como se elabora uma teoria científica:

• Primeiramente, o cientista seleciona um FATO, visto como um PROBLEMA a ser resolvido. Com a OBSERVAÇÃO dos fatos criam-se HIPÓTESES, que devem guiar as EXPERIÊNCIAS, essas experiências devem comprovar ou não as hipóteses, com resultados positivos, o cientista extrai LEIS necessárias, que ao serem encadeadas formam as TEORIAS científicas.

O que é uma teoria científica?

• É um sistema ordenado e coerente de proposições ou enunciados baseados em um pequeno nº de princípios, cuja finalidade é descrever, explicar e prever do modo mais completo possível um conjunto de fenômenos, oferecendo suas leis necessárias.

• Podemos citar como exemplos: a teoria da evolução, a teoria do Big bang ou a teoria da relatividade de Einstein.

A ciência do século XVII:

• O desenvolvimento científico do século XVII foi fundamental para a construção da ciência moderna, pois os pressupostos ali colocados serviram de base para tudo o que foi feito a partir daí.

• Pressupostos:
o Matematização da natureza – Explicação de eventos naturais através das relações matemáticas existentes.
o Adoção do método experimental – Não confiar apenas nas teorias, mas fazer experimentos que as comprovem.
o Pensamento mecanicista – O Universo é considerado uma grande máquina, aonde todos os seus elementos estão conectados.
o Novos objetivos - Aa ciência passa a ter como objetivo ampliar o poder dos homens sobre a Natureza.

• A partir do século XVII há uma mudança radical de postura intelectual, com a adoção dos pressupostos citados, o homem passa a ter poder sobre a Natureza, fabricando novas verdades.


Aula 7. A oposição entre o Racionalismo e o Empirismo.

O RACIONALISMO:

• Doutrina filosófica inaugurada pelo francês René Descartes (1596-1658), faz do sujeito do conhecimento o fundamento de toda a verdade.
• A Razão é a luz natural inata que permite o acesso à verdade.
• A verdade é uma característica das ideias e não das coisas.
• A frase considerada símbolo do Racionalismo é o cogito cartesiano: “Penso, logo existo.” ( a primeira verdade é a minha existência enquanto um ser pensante).

• AS IDEIAS INATAS:
• Descartes defende a existência de “ideias inatas”, que por serem puras (livres dos sentidos) só podem existir porque já nascemos com elas.
• Exemplos: Infinito, tempo, espaço, Deus, relações matemáticas,.. (intuições intelectuais).

O EMPIRISMO:

• Doutrina filosófica que encontra o seu auge nos séculos XVII e XVIII na Inglaterra com Francis Bacon, John Locke e David Hume.
• A Razão, a verdade e as ideias são adquiridas por nós através da experiência sensível, antes da experiência, nossa mente é como uma “folha em branco”.

• A ORIGEM DAS IDEIAS:
• As sensações formam a percepção, a associação das percepções formam as ideias.
• Temos o hábito de fazer associações; para Hume a razão é o hábito de associar ideias.

PROBLEMAS:

• Do Racionalismo: Se as ideias são inatas, porque mudam? (A razão muda e prova que certas ideias são falsas.)

• Do Empirismo: Se as ciências são apenas hábitos, não possuem objetividade (verdade?), o conhecimento empírico é uma ilusão. (Impossibilidade do conhecimento objetivo da realidade).

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