segunda-feira, 30 de abril de 2018

Resumos Filosofia 3º médio ETIP (2º trim)


Aula 1. Georg W. Friedrich Hegel (Alemanha, 1770 – 1831).

  • Formado em filosofia e teologia, preceptor e professor universitário, com o sucesso de suas ideias passa a ser o filósofo oficial do Estado prussiano e a grande referência da cultura alemã.
  • Principais obras: Fenomenologia do espírito (1807), A ciência da lógica (1812) e a Enciclopédia das ciências filosóficas (1817) e textos sobre direito, história, arte e religião.
  • A visão de Napoleão Bonaparte em 1806 causou profunda impressão em Hegel: “vi o imperador, essa alma do mundo, cavalgar através da cidade, é um sentimento maravilhoso contemplar tal indivíduo que, montado a cavalo, abraça o mundo e o domina”.
  • Para Hegel, ‘aquilo que é racional é real, e aquilo que é real é racional’. Esta frase expressa a necessária, total e substancial identidade da realidade com a razão.
  • O finito se dissolve no infinito e aquilo que é, é apenas o infinito. (Tudo é Deus).
  • Essa união entre realidade e ideia eliminaria o problema da correspondência entre as ideias na mente e as coisas fora dela e daria uma solução ao problema da verdade.
  • A mente humana deve elaborar conceitos a partir do conteúdo real que a experiência sensível fornece, com isso: o objetivo do Direito é a justificação racional da realidade política e o objetivo da psicologia é a justificação racional da realidade psíquica.
  • Toda coisa que é, é necessariamente aquilo que é, o saber é um saber necessário, é ciência, e a ciência é uma atividade dialética, a realidade é um processo dialético. 
  • DIALÉTICA HEGELIANA: TESE + ANTÍTESE = SÍNTESE.
  • A dialética é a lei do desenvolvimento da realidade, é a maneira como a Razão se reconhece na realidade.
  • Da oposição entre duas ideias opostas, uma a favor e outra contrária surge uma evolução através da síntese, e assim o saber humano evolui.
  • Podemos citar como exemplo as relações históricas entre os senhores e os escravos, para Hegel esta foi uma relação social racional, necessária para a evolução econômica da humanidade.
  • OBS: Ver textos da apostila Pitágoras páginas 46 a 49.
Aula 2. Razão e consciência.

·         A questão filosófica central dos pensadores do século XIX e do início do século XX é a dos limites existentes entre a razão e a consciência.

·         “O coração tem razões que a própria razão desconhece”. (Blaise Pascal)

·         A razão científica não é capaz de explicar e resolver todos os problemas e situações humanas, questiona-se a crença na superioridade da razão como principal critério de humanização e de superioridade do homem, crença essa que busca justificar o domínio sobre a natureza, os homens e culturas.

·         Até que ponto a razão científica (criadora) é capaz de orientar a vontade e os desejos humanos?

·         Os homens se julgam racionais, mas são capazes de cometer atos terríveis, verdadeiras atrocidades e justificá-las em nome da razão, existem inúmeros exemplos históricos disso: a escravidão dos africanos, o massacre dos índios americanos, as guerras religiosas, o holocausto dos judeus, as bombas atômicas no Japão, os massacres étnicos na Bósnia.

·         O ser humano é realmente civilizado? A razão humana tem algum poder sobre as emoções?

·         Se entendermos a civilização como uma manifestação cultural, então a evolução cultural da humanidade pode nos dar pistas preciosas sobre essa questão.

·         A ideia da cultura como formação humana, chamada de Paideia, surge entre os antigos gregos, que entendiam a educação num contexto mais amplo, não se educa alguém só com teorias e ideias, mas também com a arte, a justiça, a beleza e a política.

·         A partir do Iluminismo, no século XVIII, a ideia de civilização adquire um sentido universal sob o domínio da razão.

·         As criações humanas não estão associadas apenas à razão, mas a valores morais e espirituais que influenciam decisivamente o comportamento das pessoas.

·         Para Hegel, a cultura é uma produção histórica que se desenvolve a partir das relações dos homens com os outros e com a natureza, em um processo de criação cultural.

·         A cada período histórico, o Espírito ou razão universal produz uma cultura determinada, que exprime o estágio de desenvolvimento espiritual e racional da Humanidade num progresso contínuo.

  • OBS: Ver textos da apostila Pitágoras páginas 59 a 62 (só as partes grifadas).
Aula 3. A crítica à consciência: Marx e Freud.

·         O materialismo histórico de Karl Marx pode ser considerado uma crítica à tendência de superioridade racionalista.

·         Materialismo histórico: Concepção marxista segundo a qual os acontecimentos históricos e as relações sociais eram determinados pelas condições materiais de existência, que incluíam o trabalho e a luta de classes.

·         O sistema capitalista se desenvolveu e se expandiu a partir da exploração dos trabalhadores pelas classes dominantes, sua ideologia faz as pessoas entenderem a exploração como algo natural, histórico, tornando-as alienadas.

·         A alienação no sentido marxista faz os indivíduos perderem a consciência da própria vida e serem engolidos pelas diretrizes do sistema capitalista.

·         Conclusão óbvia: somos todos manipulados pelo sistema opressor capitalista, vivemos uma ilusão social.

·         A psicanálise de Sigmund Freud também contribuiu decisivamente para o desencanto com a razão humana.

·         Freud divide a estrutura psíquica em três partes:

o   Consciente – Conjunto de fatos psíquicos de que temos conhecimento imediato.
o   Subconsciente – Conjunto de fatos psíquicos que estão latentes e podem facilmente aflorar à consciência através da memória ou do desejo.
o   Inconsciente – Conjuntos de fatos psíquicos que não podem ser trazidos à consciência nem pela vontade, nem pela memória, podem surgir nos sonhos e nas neuroses.

·         Com a ideia de inconsciente, Freud mostra que o homem não se define pela racionalidade, e sua mente não se caracteriza apenas pela consciência.

·         Ela é determinada por desejos e impulsos de que não temos conhecimento e que, embora reprimidos, permanecem na mente e manifestam-se em nosso comportamento.

Aulas 4/5. A crítica à moral: Friedrich Nietzsche (Alemanha, 1844 – 1900)

·         Filho de pastor protestante e professor de filologia clássica (estudo das origens culturais das palavras e das formas literárias) na Universidade da Basileia na Suíça.

·         Profundo estudioso dos antigos gregos, tinha verdadeira admiração pela cultura clássica.

·         Influências teóricas de A. Schopenhauer (ateísmo e pessimismo com a miséria humana) e do músico Richard Wagner (expressão musical das tragédias gregas).

·         Nietzsche viveu intensamente a filosofia, para ele o filósofo deveria ser um artista e um médico, sua investigação é subjetiva e autobiográfica.
·         “Todos os grandes problemas exigem um grande amor e só espíritos rigorosos, claros e seguros são capazes de tal, pois os grandes problemas não se deixam apreender pelos débeis e pelos seres com sangue de rã.” (A Gaia ciência, § 345).

Principais ideias:

·        A tragédia grega é o ápice da perfeição artística, mas começou sua decadência com o advento do Racionalismo.

·        O homem é o criador dos valores, mas esquece de sua própria criação e vê neles algo de transcendente, de eterno e verdadeiro, quando os valores não são mais do que algo humano, demasiado humano.

·        O cristianismo, a metafísica e o racionalismo são a manifestação da decadência humana, isto é, da fraqueza e da negação da vida.

·        A vida é dor, luta, destruição, crueldade, incerteza, erro. É a própria irracionalidade, não tem ordem nem finalidade, o acaso a domina. Podemos ter diante da vida uma atitude de renúncia (fuga, ascetismo cristão) ou de aceitação (exaltação, superação do homem).

·        Todos os valores fundados na renúncia e na diminuição da vida, todas as chamadas virtudes que tendem a mortificar a energia vital e a destroçar e empobrecer a esperança e a vida, degradam o homem e são indignas dele.

·        É realmente virtude toda paixão que diz sim à vida e ao mundo. (Vontade de poder).

·         Nietzsche opera uma inversão de valores, o que sempre foi considerado um bem é na verdade um mal e vice-versa.

                                                         TÁBUA COMPARATIVA DE VALORES
 


ESCRAVOS
SENHORES
MISÉRIA
RIQUEZA
DOR
PRAZER
FRAQUEZA
FORÇA
DEVER
LIBERDADE
TRANSCENDÊNCIA
IMANÊNCIA
HUMILDADE
ARROGÂNCIA
MORTE
VIDA


                                                  BEM ------------------------------------------ MAL  
                                                                               OU
                                                  MAL ------------------------------------------ BEM      
 

·         Para Nietzsche, a moral dos fracos foi inventada para controlar e dominar os fortes, eles invejam os fortes e como não conseguem ter e fazer o mesmo, procuram pela renúncia à vida e pelo sofrimento voluntário alcançar a felicidade em uma vida futura, eterna, após a morte.

Aula 6. A Escola de Frankfurt

  • Um grupo de pensadores fundou em 1923 o “Instituto de pesquisa social” na Alemanha, com o objetivo de buscar explicações para as profundas transformações sociais ocorridas à época, dando ênfase aos aspectos culturais. 
  • Panorama histórico: Período de expansão do capitalismo monopolista e das ideias socialistas e totalitaristas, logo após a 1ª guerra mundial (1914-1918) e a revolução russa (1917-1922).
 

·         Principais influências:       
                O marxismo em suas várias formas (análise das formas de domínio).                 
                A psicanálise de Freud, (análise dos comportamentos).



  • Nomes:

    * Max Horkheimer (1895-1973).
               * Theodor Adorno (1903-1969).           
               * Walter Benjamim (1892-1940)
               * Herbert Marcuse (1898-1979)
               * Jurgen Habermas (1929- )
               * Erich Fromm (1900-1980).



  • Questões    
    • Entender as relações que movimentavam as massas.     
    • * Análise crítica dos meios de comunicação.
    •  * Aperfeiçoar o movimento revolucionário marxista. 
    • * Crítica à ideologia capitalista.          

  • Conceitos:

    • Cultura de massa – Conjunto de manifestações culturais que não está ligado a nenhum grupo social específico, pois é transmitido de maneira industrializada para o público em geral por intermédio dos meios de comunicação de massa.
    • Indústria cultural – Produção industrializada de bens culturais em larga escala para atender o grande público.
A indústria cultural vende cultura; para vendê-la, deve seduzir e agradar o consumidor; para isso não pode chocá-lo, provocá-lo, fazê-lo pensar, mas deve devolver-lhe com nova aparência, o que ele já sabe, já viu, já fez. O expectador “médio” é o senso comum cristalizado.
No capitalismo tudo é mercadoria, inclusive as obras de arte. Segundo Adorno, massificar a arte é banalizar a expressão artística e intelectual, ou seja, vulgarizar. 

·         A indústria cultural inverte/subverte o sentido da arte:

                    ARTE                                           INDÚSTRIA CULTURAL
1.    Expressão do talento do autor ----- reprodução repetitiva.
2.    Momento de criação ------------------ produtos para o consumo rápido.
3.    Experimentar o novo ----------------- consagrar o padrão.
4.    Provocar, chocar, incomodar ------- lazer e diversão, satisfazer os
                                                                     Sentidos.

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