segunda-feira, 30 de abril de 2018

Resumos Sociologia 1º médio ETIP (2º trim)


Aula 1. A análise de Sérgio Buarque de Holanda: “Raízes do Brasil”.

·         Sérgio Buarque (1902-1982), sociólogo paulista, autor de “Raízes do Brasil”, defende a tese da natural cordialidade brasileira.

·         A colonização portuguesa do Brasil se processou a partir de valores de aventura, em oposição à valorização do trabalho.

·         A aventura e a busca pela riqueza eram mais bem-vindas ao colono do que o trabalho rotineiro e bem organizado.

·         Havia uma verdadeira ânsia de prosperidade sem custo e sem esforço, uma busca desenfreada de títulos, posições e riquezas fáceis.

·         Principais características:

ü  Espírito de aventura – O gosto pelo risco, o desleixo com a organização.
ü  Ética do mérito pessoal – o culto à personalidade, ao carisma pessoal.
ü  Família patriarcal – o poder do senhor de terras e escravos era quase absoluto.
ü  O homem cordial – relações baseadas em aspectos emotivos, pessoais.
ü  Outras características – personalismo, clientelismo e patrimonialismo.

·         A análise histórica se faz necessária, pois muito do que somos hoje enquanto povo e nação se constituiu através de elementos presentes nas várias fases de nossa história.


Aula 2. A formação da identidade brasileira: Brasil brasileiro?

·         A sociedade brasileira possui características próprias reconhecidas como típicas de nosso país, e não só o carnaval, o futebol ou a feijoada, mas um padrão de comportamento específico.

·         Ao mesmo tempo em que somos reconhecidamente um povo alegre, festivo, receptivo e criativo, também somos conhecidos com o um povo desorganizado, passional, individualista e corrupto, sem esquecer nossa maior marca que é o “jeitinho brasileiro”, a malandragem típica vista por uns como negativa e por outros como positiva.

·         Temos uma sociedade civil recente, com aproximadamente 128 anos, em processo de amadurecimento, com características que queremos e precisamos mudar, tais como:

o   Elitismo – As classes sociais com mais renda defendem o interesse de poucos.
o   Complexo de inferioridade – Consideramos sempre o que vem de fora melhor.
o   Ausência de participação popular – A falta de um sentimento social e prioridade ao pessoal.

·         A ausência de preocupações sociais é um dos mais graves problemas que encontramos no Brasil, salvo algumas ações comunitárias de ajuda, que só avançam quando tem o apoio da grande mídia, é muito raro vermos atitudes sociais de sucesso, alguns chegam mesmo a desprezar e desconfiar de pessoas que se dedicam ao social, com raciocínios do tipo: “ele deve estar ganhando algum para fazer isso”.

·         Não existe um rumo certo, um projeto social de desenvolvimento, cada um vai levando sua vida, se importando apenas com as pessoas mais próximas, qualquer preocupação social é vista como uma ilusão, algo abstrato que não faz parte do cotidiano.

·         A sociedade civil brasileira nem sabe o que quer ser.
                                                                         
·         OBS: Ver textos da apostila Pitágoras páginas: 38 e 39.


Aulas 3/4. Análise de ambientes culturais: A família.

·         Modelo tradicional de família: pai, mãe e filhos.

·         Aspectos importantes para a manutenção da família tradicional: fidelidade, exclusividade, garantia de propriedade.

·         Podemos conceber a instituição familiar como:

o   Organização natural – Se é algo natural, então qualquer forma diferente da tradicional é “anti-natural”, ou seja, errado.

o   Determinação divina – A família é obra de Deus: “o que Deus uniu o homem não separa.” Qualquer forma diferente pode ser considerado ‘pecado”.

o   Produto histórico-cultural – A família não é natural, nem divina, mas algo construído culturalmente, cada sociedade adota aquilo que é conveniente para sua cultura.   


·         Funções:


           Transmissão dos padrões culturais vigentes.

           Desenvolvimento físico, psíquico e social.

           Absorção e manutenção de valores ideológicos.(*)


·         Influências:


            Fatores econômicos. Ex: a mulher no mercado de trabalho.

Meios de comunicação de massa. Ex: exposição constante na mídia.

          Instituições educacionais. Ex: aprendizagem cada vez mais precoce.


·         Segundo o psicanalista francês Jacques Lacan (Paris, 1901 – 1981), a família preside os processos fundamentais do desenvolvimento psíquico através de três mecanismos básicos.

·         A primeira educação:



          Os pais são os modelos de comportamento.

Os adultos tem poder sobre as crianças. (Autoridade).

          Dependência física e psicológica quase total.

·         Aquisição da linguagem:





          Ferramenta imprescindível para a sociedade.
                 
          Possibilita a compreensão da realidade.

·         A repressão do desejo:


          


           Ao nascer, a mãe é o mundo.

Tempo de espera para a satisfação dos desejos.

          Limites impostos pela realidade, lidar com as frustrações.                                          

         Repressão dos impulsos agressivos e eróticos. 


·         OBS: Ver textos da apostila Pitágoras páginas: 47 e 48.



  
Aulas 5/6. Análise de ambientes culturais: a escola.

·         Instituição social que faz a mediação entre o indivíduo e a sociedade. Com a educação a criança se humaniza, se socializa, aumentando assim sua autonomia. 

  •      Evolução da Escola:


         Antiguidade – O meio social educa, aprende-se fazendo.
                    Idade média – Escola para as elites, religião e poder.
               Idade moderna – Ainda elitistas, porém mais técnicas.
               Revolução industrial – Universalização do ensino, preparo para o trabalho.
         Atualmente - Preparação visando suprir as necessidades sociais.


·         Principais problemas:

·         O abismo entre a escola e o meio social.

o   Ao buscar a proteção das crianças e dos jovens contra os perigos sociais, a escola substitui a realidade social por uma realidade escolar fechada, criando um distanciamento do cotidiano.
o   Com este modelo, a escola forma uma pessoa passiva perante o seu meio social, que não sabe aplicar os conhecimentos aprendidos para entender e atuar no mundo.

·         A discutível utilidade do saber escolar.

o   Segundo as teorias pedagógicas, o lugar social que o indivíduo ocupará na sociedade depende do grau de cultura que adquirir, atestando o saber através de diplomas, que se tornam passaportes para a vida social.
o   O grau de cultura adquirido pela pessoa depende do lugar social ocupado por sua família, depende de sua classe sócio-econômica.
o   Em muitos casos há um problema metodológico significativo: algumas escolas ensinam as respostas sem que se tenha feito perguntas, não há o estímulo para os alunos aprenderem a perguntar. Saber é perguntar e conhecer respostas.

·         Como preparar os alunos para a vida real?

o   A escola acredita que ao ensinar a cultura acumulada pela humanidade, conseguirá desenvolver nos alunos o que neles há de melhor.
o   A escola cria indivíduos à imagem e semelhança dos valores sociais dominantes.
o   A família ficou apenas com a formação moral de seus filhos, a escola vem substituindo as famílias na orientação para a vida sexual, profissional, social.
o   As regras e normas não podem ser ensinadas como verdades absolutas, mas como “acordos sociais” para melhorar nossas relações.
o   As rotinas escolares, as atividades e os conteúdos apresentados estão distantes da vida cotidiana dos alunos, que não vêem na escola qualquer utilidade para seu desenvolvimento.
o   Apenas o discurso da sociedade e a exigência do diploma na hora de obter um emprego melhor lhes dão a certeza de que é preciso insistir.
o   A vida escolar deve estar articulada com a vida social, é preciso injetar realidade na escola.
o   Ignorar as diferenças é trabalhar para aprofundá-las.
o   Valores básicos na sociedade capitalista como liberdade individual, autonomia, criatividade e capacidade de tomar decisões exigirão da escola uma abertura em seu conservadorismo e autoritarismo.
o   Nem todos os conhecimentos escolares têm aplicação imediata, são úteis porque desenvolvem a possibilidade de reflexão e aumentam nossa compreensão sobre a realidade que nos cerca, que deve ser a finalidade principal da escola.

·         OBS: Ver textos da apostila Pitágoras páginas: 48 e 49. 

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